Recurso de R$ 7,5 milhões destinado pelo Governo Estadual viabilizará a construção de uma grande escola no município

O projeto da nova unidade de ensino apresentado pela Prefeitura ao Governo do Estado, é arrojado e prevê instalações modernas e funicionais

27 de outubro de 2021 às 00h00.

Fortalecimento da educação

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Vila Pavão um dos 75 municípios capixabas contemplado no edital do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes), e vai receber um recurso de R$ 7,5 milhões que possibilitará a construção de uma moderna e funcional escola municipal.

No total, o Governo do Estado vai destinar R $231.809.000,00 aos municípios que se inscreveram no edital. Os valores serão repassados nos próximos dias, informou o governador Renato Casagrande durante a solenidade de divulgação do resultado do edital, realizada na tarde de ontem, no palácio Anchieta em Vitória.

A mobilização para a melhoria da educação no município começou no início deste ano, após o prefeito, Uelikson Boone, o Bolinha, assumir o comando do município, uma vez que a maior escola do município, a EMEF Professora Esther da Costa Santos, que atualmente atende 571 alunos do 1º ao 9º da sede e interior, construída há vários anos, encontra-se com suas instalações ultrapassadas e não atendem mais às atuais demandas educacionais.

A princípio discutimos com o Subsecretário de Estado da Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro, a reforma e ampliação da Escola Esther da Costa Santos, porém, numa análise mais aprofundada com os nossos engenheiros e técnicos, chegamos a conclusão que compensaria investir na construção de uma nova unidade escolar com planta baixa, melhor acessibilidade, instalações modernas e funcionais. Além disso, com a construção da nova escola ganharíamos pelo menos mais três salas de aula, tudo isso com um aumento mínimo de custos financeiros, se comparado com a reforma da velha escola“, explicou o prefeito.

O projeto da nova escola apresentado pela Prefeitura ao Governo do Estado, é arrojado e prevê instalações modernas, com auditório, laboratório de ciências, de informática, sala de artes, sala de esportes e banheiros, enfim, atenderá todas as normas exigidas na Resolução Nº 3777/2014 do Conselho Estadual de Educação.

“É muito gratificante e me deixa emocionado saber que um empenho nosso como prefeito, vice-prefeito, Câmara de Vereadores e equipe técnica, culmina numa conquista histórica para nosso município, sobretudo em se tratando de educação, que ao lado da unidade familiar é o caminho mais eficiente para formação dos cidadãos e transformação da sociedade. Fica os nossos mais sinceros agradecimentos ao governador Renato Casagrande que teve um olhar sensível para a nossa demanda e destinou esse volumoso recurso que proporcionará uma melhoria relevante na educação das nossas crianças e adolescentes“, comentou o prefeito Bolinha.

O prefeito acrescentou que essa conquista é mais uma prova do compromisso da sua gestão com o desenvolvimento do município, nesse caso com investimento forte na área da educação.

Os gestores dos municípios contemplados vão receber nos próximos dias orientações acerca dos próximos passos. De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), os municípios já podem iniciar a preparação da documentação necessária para o repasse dos recursos, conforme estabelece o edital.