Agricultores familiares do município recebem capacitação para identificar pragas e doenças na Pimenta do Reino

23 de setembro de 2021 às 00h00.

Mais conhecimentos. Foto: Secretaria Municipal de Agricultura

15 agricultores familiares do município receberam nos dias 21 e 22 deste mês, conhecimentos técnicos sobre como identificar pragas e doenças nas lavouras de pimenta do reino.

A capacitação foi realizada através da parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Participaram do ato solene de abertura dos trabalhos, o secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues e sua equipe de técnicos; o diretor do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Wasley Daros Cesconetto; a mobilizadora do Senar, Maria Aparecida Galvão e o presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Alecindo Graunke.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo / Fitopatologista, Joseli da Silva Tatagiba, o curso teve uma carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de aulas teóricas no auditório da Secretaria de Agricultura e 8 horas de aulas práticas na propriedades dos Senhores Ademir Dadalto e Hélder Goronci.

Segundo o secretário de Agricultura do município, Gecimar Rodrigues e sua equipe, “este curso de capacitação faz parte do planejamento interno da secretaria, sendo este em específico, realizado com o objetivo de capacitar os agricultores com relação a identificação de pragas e doenças na cultura da Pimenta do Reino, uma vez, que esta cultura vem sendo uma alternativa de diversificação das propriedades rurais, consolidando-se assim como uma importante fonte de renda para o agricultor.”

Vale destacar que os agricultores participantes são provenientes de diferentes localidades do município; Córrego da Lajinha, Córrego Filomena, Córrego Socorro, Córrego do Brejo, Córrego São Sebastião, Córrego Bela aurora e Córrego Grande, o que facilita a multiplicação do conhecimento e experiência adquiridos.