Sonho se concretizando. Sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos em fase de testes. Moradores em breve terão água de boa qualidade em suas casas

Sistema entrará em operação nos próximos dias

23 de setembro de 2021 às 00h00.

Água de qualidade para os moradores do distrito de Todos os Santos

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, acompanhado dos secretários José Henrique Martins (Obras) e Edson Mielke (Desenvolvimento Econômico), esteve no distrito de Todos os Santos no final da tarde ontem para participar do primeiro teste de verificação de qualidade da água que irá abastecer a localidade, através do novo sistema implantado na localidade.

Tivemos a alegria de tomar o primeiro gole de água tratada no distrito de Todos os Santos. A obra está praticamente concluída. O sistema em fase de adaptação e testes, entrará em operação nos próximos dias”, disse o prefeito alegremente em suas redes sociais.

Bolinha, provavelmente, irá retornar ao distrito na próxima segunda-feira (27), para coordenar uma reunião com os moradores e os executores da obra para apresentar o sistema e discutir a racionalidade do uso da água que passará a chegar nas casas tratada e com boa qualidade.

Nós passaremos a oferecer água tratada de qualidade gratuitamente para a população e isso exigiu um investimento considerável, então, a discussão será no sentido de usar racionalmente a água, evitando a todo custo o desperdício”, afirmou.

Demanda principal da comunidade

As obras de melhoria do abastecimento do distrito foram iniciadas e paralisadas em 2010. De lá para cá, os moradores da localidade vêm sofrendo com a escassez e a baixa qualidade da água distribuída.

Segundo Bolinha, dado à sua importância para a comunidade e por ser um problema crônico que se arrastava há mais dez anos, a obra, foi a demanda prioritária levantada durante a construção do seu plano de governo, à época do período eleitoral. “Esse é o fruto do trabalho de resgate de um convênio de 2010 que o município havia celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e que se encontrava abandonado. É a resposta que nosso governo está dando à principal demanda da comunidade nesse momento, que é levar água tratada de boa qualidade às casas dos moradores da localidade “, destacou o prefeito

Nós colocamos o sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos como emergência na nossa administração, porque temos clareza que a água é um produto essencial à manutenção da vida”, prosseguiu.

A obra

O sistema vai coletar água bruta de um poço já existente na localidade. Para garantir a regularidade no abastecimento nos períodos de estiagem, a prefeitura construiu uma barragem para servir de reserva.

Orçada em R$374.672,04, a obra irá contemplar a reforma da estação de tratamento local com novos equipamentos de filtragem, manutenção e ampliação da rede de abastecimento.

Os recursos para sua execução são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com contrapartida do município.

O prefeito reforça que os equipamentos de filtragem implantados no sistema são de última geração, o que garantirá água potável de excelente qualidade.