Município recebe recurso de R$600 mil para construção da nova sede do Cras

O recurso é referente a primeira parcela de um convênio no valor de R $1 milhão, celebrado entre o Governo do Estado e o município

22 de setembro de 2021 às 00h00.

Vista aérea da cidade de Vila Pavão

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Já está depositado na conta da Prefeitura Municipal, a primeira parcela no valor de R$600 mil, referente a um convênio de R$1 milhão, celebrado entre o Governo do Estado e o município para a construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22), pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha.

O documento foi assinado pelo prefeito no último dia 5 de julho, em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

Serão investidos na obra, recursos na ordem de R$1.2 milhão. R$1 milhão proveniente do Governo do Estado que chegarão ao município divididos em três parcelas, a 1ª de R$600 mil, a 2ª de R$300 mil e 3ª de R$100 mil. O restante será contrapartida da Prefeitura Municipal.

O prefeito explicou que de acordo com o convênio, após o município investir na obra, 50%dos recursos da primeira parcela, serão depositados mais R $300 mil nos cofres do município. Já os 10% restantes entrarão na conta da prefeitura após a conclusão da obra.

Captação de recursos

Bolinha destacou que a discussão para captação dos recursos financeiros para a construção da nova sede começou no ano de 2019, antes do processo eleitoral, na gestão do então Secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades),Bruno Lamas, que assumiu a pasta após se eleger Deputado Estadual em 2018.“Como eu tinha e continuo tendo um bom relacionamento com o deputado, coloquei na época para ele a necessidade dessa obra para o município, uma vez que, o nosso CRAS funciona numa estrutura inadequada “, disse.

A intenção do Governo Municipal é concentrar daqui para frente as obras públicas em um só local a fim de facilitar o acesso aos usuários da assistência social, que atualmente precisam se deslocar de um extremo ao outro da cidade quando precisam de serviços e muitas vezes, até confundem as repartições, por isso, o novo CRAS será construído nas imediações da Unidade de Saúde, onde já está instalado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), ao lado do CREAS, no bairro Nova Munique. A edificação será erguida em terreno de 752,470 m², com uma área construída de 356,62 m²com capacidade de atender cerca de 750 famílias.

Projeto grandioso

O projeto da nova sede do CRAS, desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura, vai oferecer melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos profissionais de assistência social.

O projeto é composto de um conjunto de medidas voltadas para garantir a possibilidade de acesso a todos os indivíduos, com a arquitetura acessível de acordo com todas as normas, em padrão moderno e com ambientes funcionais.

A nova estrutura será composta de duas salas de atendimento individual, duas salas para atendimento coletivo, cozinha industrial, recepção, banheiros acessíveis, sala da administração, sala equipe referenciada, área de serviço e almoxarifados.

O CRAS é a porta de entrada aos serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social, tendo como missão o fortalecimento do núcleo familiar, promover o acesso de direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Bolinha está convicto que as novas instalações contribuirão muito para dinamizar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social.