Secretários municipais de Assistência Social do Polo Noroeste se reúnem pela primeira vez na pandemia

03 de setembro de 2021 às 00h00.

A pandemia deu uma trégua e pela primeira vez os secretários municipais de Assistência Social se reúnem pela primeira vez na manhã de ontem em Nova Venécia

O convite partiu da coordenadora do Polo Noroeste, Herileny Teresa Pratte Nascimento Borges, secretária municipal de Assistência Social de Nova Venécia. A reunião aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS da cidade veneciana.

O encontro contou com as presenças dos secretários municipais Jorge Kuster Jacob (Vila Pavão), Adenir Ferreira da Silva(Ecoporanga), Marcos Adriano de Carvalho (Águia Branca) e de Maria Aparecida dos Santos Rocha (Água Doce do Norte).  Só faltaram Barra de São Francisco e Mantenópolis.

A principal pauta foi a apresentação dos Secretários Municipais de Assistência Social dos municípios que compõe o Polo Noroeste e seus principais problemas que se agravaram no auge da Pandemia.

A palestrante dessa vez foi Irani Tome Vieira que falou sobre o projeto “Moradores de Rua” de Nova Venécia, coordenado por ela e articulado com a comunidade local e principalmente familiares já conseguiram cadastrar 20 moradores de rua e destes 13 foram retirados das ruas. “Esse trabalho se deve a toda sociedade veneziana e o trabalho de equipe desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Se o comercio, as igrejas, as famílias, a polícia e todas instituições sociais ajudarem podemos diminuir e muito os moradores de rua e dar mais dignidade as essas pessoas”, disse Irani.

Essa primeira reunião do polo foi para nos conhecermos; trocar ideias sobre formas de inclusão social; articular mais entre os municípios vizinhos que pode facilitar muito a ação das mesmas e busca por novas ideias, projetos para melhorar o atendimento dos cidadãos que tiveram muitos problemas durante esse ano com a ameaça do coronavírus. Falar a mesma língua fortalece a região noroeste” – disse a Secretaria de Nova Venécia e coordenadora deste polo Herileny Teresa Pratte Nascimento Borges.

Também estiveram na reunião Joice Jucelia Favaro (diretora de Assistência Social de Nova Venécia), Eluana dos Anjos (assistente Social) e Vandreia De Lazari (Coordenadora da Secretaria de Assistência Social), ambas de Águia Branca.

A próxima reunião foi marcada para o dia 8 de outubro em local a definir.  Também ficou decidido que uma palestra com promotor de justiça Lélio Marcarini será agendada.  “A sociedade, de uma forma geral, tende a negar direitos aos mais necessitados. Atualmente os direitos humanos vem sofrendo violentos ataques e de forma reacionária. O que é um enorme retrocesso. Caminhar com a sociedade organizada e as suas instituições e buscar essa compreensão junto aos órgãos competentes vai facilitar no nosso processo de inclusão social dos mais necessitados dos nossos municípios. Reunir ideias, ações em conjunto com nossos municípios vizinhos é de grande importância no sentido de tornar a vida do cidadão da nossa região mais humana e justa” – comentou Jorge Kuster Jacob, secretário municipal de Assistência Social de Vila Pavão.