Secretaria de Cultura do município assume coordenação técnica da região noroeste no FORCULT-ES

O Fórum abarca todos os municípios do ES e está incorporado aos objetivos institucionais e chancelado pela Amunes, sendo um poder instituído agregado às suas ações

31 de agosto de 2021 às 00h00.

Na foto Libian aparece ladeada por Renata Rosa Wiexter, Secretária de Cultura de Viana e Presidente do FORCULT-ES e por Francislei da Rocha Ferreira, Diretor de Cultura de Nova Venécia e Vice Presidente do FORCULT-ES.

Em solenidade no Palácio Anchieta, realizada nesta sexta-feira (27), o governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o decreto com as regras para a transferência de recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os Fundos Municipais de Cultura. Durante o evento também foi dado posse dos membros do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo.

“Estamos fortalecendo o sistema estadual de Cultura com esse decreto que estabelece o repasse de recursos para financiamento compartilhado com os municípios. Nós não vivemos sem cultura. Uma vida sem cultura é uma vida sem energia, sem ânimo e sem gosto. Por isso, precisamos nos alimentar da cultura. A gente vê infelizmente um enfraquecimento do sistema nacional de cultura, que é exatamente o contrário do que acontece aqui no Espírito Santo. Esse é um sinal importante para mostrar quais são os caminhos necessários que o Brasil tem que seguir”, afirmou o governador Casagrande.

O Programa de Coinvestimentos da Cultura - Fundo a Fundo amplia o volume de fomento à cultura do Espírito Santo, na medida em que os municípios estabelecem suas próprias políticas de fomento para receberem o investimento. Na primeira fase, para se cadastrar, os municípios precisam ter Lei, Fundo e Conselho de Cultura estabelecidos. Assim, eles passam a ter mais possibilidades de criar editais e outras políticas na área.

O cadastramento do Programa de Coinvestimentos da Cultura - Fundo a Fundo ficará aberto entre 1º de setembro e 30 de novembro pela plataforma Mapa Cultural. A equipe da Secretaria da Cultura (Secult) estará à disposição para tirar dúvidas pelo telefone (27) 99745-5536 ou pelo e-mail herialdo.plotegher@secult.es.gov.br.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto Rossim, foi empossada Coordenadora Técnica dos Municípios da Região Noroeste (região Turística Pedras, Pão e Mel)

O decreto regulamentando a posse foi publicado no diário oficial de ontem.

Libian destaca que o Espírito Santo é o primeiro estado da Federação a criar seu Sistema Estadual de Cultura e regulamentar o repasse fundo a fundo.

Posse

Durante a solenidade, o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (FORCULT-ES) foi empossado. Iniciado em 2020, por meio de um Grupo de Trabalho formado por gestores de Cultura, o Fórum abarca todos os municípios do Estado do Espírito Santo e está incorporado aos objetivos institucionais e chancelado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), sendo um poder instituído agregado às suas ações.

A criação foi apoiada pela Secult e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com consultoria contratada e uma série de ações mobilizadoras e suporte técnico.

A presidenta do FORCULT-ES, Renata Weixter, destacou a importância do dia de hoje para a cultura capixaba. “São dois marcos históricos em um mesmo dia: tanto o repasse do Fundo a Fundo quanto a posse deste Fórum. São muitas mãos, muita gente pensando junto para chegar neste ponto em que estamos. Todas as dez regiões capixabas estão representadas em nosso Fórum, e todos os representantes foram eleitos. Este é o primeiro Fórum de dirigentes de Cultura do Espírito Santo. Ser presidente é uma honra que vem com responsabilidade", declarou.

Conheça a diretoria do Fórum:

Presidenta: Renata Rosa Weixter (Viana)

Vice-presidente: Francislei da Rocha Ferreira (Nova Venécia)

Secretário Executivo: Lucimar Barros Costa (Cachoeiro de Itapemirim)

Secretária Adjunto: Evelyn Reis Begarmim (Serra)

Coordenador de Relações Institucionais: Ronald Rodrigues Vieira (Santa Teresa)

Suplente de Coordenação de Relações Institucionais:  Daniela de Almeida Pestana (Conceição da Barra)

Coordenador de Estudos e Políticas Públicas: Douglas Garcia dos Santos (João Neiva)

Suplente de Coordenação de Estudos e Políticas Públicas: Jussan Silva e Silva (Muqui)

Coordenador de Formação e Eventos: João Augusto Selvatici Sarcineli (João Neiva)

Suplente de Coordenação de Formação e Eventos: Wanya Mayhe (Vitória)

Coordenadora de Comunicação e Divulgação: Dayane Paixão (Baixo Guandu)