Defesa Civil Municipal recebe capacitação em combate a incêndios

27 de agosto de 2021 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta semana uma Capacitação em Combate a Incêndios Florestais (CCIF), direcionada aos integrantes das Defesas Civis de todo o norte do Estado.

O CCIF teve por objetivo capacitar os agentes das Defesas Civis na área de planejamento em ações de resposta a incidentes de natureza ambiental, especificamente os que envolvem incêndios em vegetação. Outro objetivo do curso é tornar os técnicos da Defesa Civil aptos em auxiliar na redução de queimadas em áreas verdes do município, dando mais agilidade para atender uma ocorrência na cidade, uma vez que, nesse período de estiagem os focos incendiários são uma preocupação constante.

O Curso visa ainda promover atividades de recuperação de áreas degradadas e suprir o sistema de informações sobre incêndios florestais. A semana de capacitação contou com aulas práticas e teóricas, noções de controle de incêndio florestal, segurança no trabalho, comportamento do fogo, uso de equipamentos e ferramentas, além de prova teórica.

“Essa capacitação aborda temas centrais para a nossa atividade, em especial, os de avaliação de riscos e segurança estrutural. Os cursos de qualificação são fundamentais no processo de melhoria contínua dos nossos serviços e fazem com que estejamos mais preparados para atuar em quaisquer situações de risco no nosso município”, avalia o coordenador da Defesa Civil de Ecoporanga, Nilson Teixeira (Thopilla).

Conforme levantamentos, nessa época do ano são registrados os maiores índices de ocorrência de incêndios. O estudo mostra uma constante relação de fatores meteorológicos (precipitação pluviométrica, temperatura média e umidade relativa) com a ocorrência de incêndios, mas por outro lado, o comportamento do fogo sofre influência de outros fatores externos.

O curso foi ministrado na fazenda experimental do Incaper da cidade linharense. O município de Vila Pavão estava representado no evento pelo coordenador municipal da Defesa Civil Geberson Freislebem.