Pais dormem na fila para conseguir vaga na Creche Girassol

29 de fevereiro de 2016 às 15h55.

No último fim de semana, pais de crianças com menos de 04 anos montaram acampamento em frente a Creche Municipal Girassol em Vila Pavão para conseguir vagas para matricular os filhos no ensino infantil. Através de portaria, publicada recentemente, a Prefeitura disponibilizou 20 vagas: 10 no turno matutino e 10 no turno vespertino, número abaixo da demanda para esta faixa etária.

Na expectativa de assegurar vaga, alguns pais foram para a fila em frente à escola na manhã do último sábado, 27. Eles criaram senhas e se revezaram. Alguns levaram cadeiras, outros montaram acampamento e lá permaneceram até a manhã desta segunda segunda-feira, 29, quando as matrículas foram abertas. “Revezamo-nos entre os familiares e fizemos o sacrifício, pois precisamos ter onde deixar as nossas crianças para trabalhar”, disse uma mãe.

Em Vila Pavão não havia ocorrido ainda evento dessa natureza. Isso aconteceu porque o novo Plano Municipal da Educação (PNE), em vigor desde junho do ano passado, promoveu mudanças na educação infantil, entre elas, a obrigatoriedade do atendimento de crianças até os 05 anos de idade.

A secretária Municipal de Educação, esclarece que o novo PNE, obriga o Poder Público Municipal a prover o atendimento para as crianças de 04 e 05 anos. Já o atendimento para as crianças de menos 04 anos, os municípios têm prazo até o ano de 2025 para regulamentar.

A secretária explica que Prefeitura de Vila Pavão não disponibilizou mais vagas para as crianças com menos de 04 anos, porque na atualidade o município não tem condições de oferecer mais. O principal entrave para o número reduzido de vagas, segunda ela, é, sobretudo a falta de um espaço físico apropriado, já que, a atual creche não comporta mais alunos.

“Com a estrutura que temos hoje em dia é impossível atender toda a demanda de crianças de 02 a 05 anos de idade. O problema do número limitado de vagas só será resolvido quando recebermos os recursos do Proinfância (programa de Governo Federal) para construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no município, cujo projeto, encontra-se pronto”, esclareceu a secretária.