Agosto Cultural revive a Pomitafro

Neste fim de semana a programação será intensa

19 de agosto de 2021 às 00h00.

Foto: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Para manter viva a Pomitafro, em meio a pandemia do coronavírus, durante este agosto, mês que tradicionalmente a maior festa do município é realizada, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação e parceiros: a CDL e comerciantes, moradores, grupos folclóricos e a rádio local, estão promovendo o Agosto Cultural Pomitafro.

Ou seja, desde o início do mês, estão sendo reproduzidas algumas das suas principais atrações, através de ações culturais simples nas ruas e praças da cidade envolvendo os comércios e moradores e que não promovam grandes aglomerações, como decoração de casas e espaços públicos; apresentações de danças típicas pelos grupos de folclore da cidade; o tema Pomitafro está sendo trabalhado nas salas de aula; realização de feirinha gastronômica da Praça do Colono, incluindo pratos da culinária típica local em seu cardápio e muitas outras atrações.

A Pomitafro mais do que uma festa, é um movimento cultural que possibilitou a construção da identidade do pavoense e elevou a sua autoestima, tanto é que podemos dividir, facilmente, a história de Vila Pavão em antes da Pomitafro e depois da Pomitafro.

Noites Culturais

Nos fins de semana a programação se intensifica com as Noites Culturais na Praça do Colono. Na sexta-feira (13), aconteceu a Noite Cultural Afro-brasileira; Na sexta-feira (20), a Noite Cultural Italiana e nesta sexta-feira (27), estará acontecendo a noite Cultural Pomerana, lembrando que os eventos são realizados pelos grupos de cada etnia.

Neste sábado (28), fechando a programação, a movimentação começa cedo com a CDL e comércio local promovendo o Percurso da Amizade, saindo do Ceier até a farmácia Pomitafro, as esquinas culturais, e ainda várias brincadeiras com transmissão radiofônica.