Alunos do município participam da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Foto: CMEA Artur Pagung - Praça Rica- Profº Ednilson



O período de aplicação de provas da primeira fase da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) já está em vigor. A maior competição científica do país sofreu mudanças por conta da pandemia da Covid-19, desta forma, não houve aplicação no ano de 2020. A 16ª edição está acontecendo em 2021 e as escolas terão até 3 de agosto para aplicar as provas da primeira fase. 

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Nesta edição, a competição admitirá, excepcionalmente, a participação de estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em 2020 em escolas que fizeram a inscrição no mesmo ano e declararam ter alunos no Nível 3, dentro do prazo estipulado no calendário. 

Serão distribuídas aos alunos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
Na última edição da Olimpíada em 2019, Vila Pavão, através de suas escolas obteve bons resultados com os seguintes alunos premiados: 

 

As escolas municipais de Vila Pavão estão se empenhando para que os alunos participem da 16º edição e já iniciaram a aplicação da primeira fase da avaliação em 2021. 

A participação de nossos alunos nos propicia identificar talentos na área, bem como motivá-los para o ensino da Matemática, visto que um dos principais objetivos da OBMEP é promover o estudo da Matemática e melhorar a qualidade do Ensino na Educação Básica das Escolas Públicas” Afirma Josué Merlin, professor de Matemática da EMEF Profª Esther da Costa Santos.

Além de estimular o estudo da Matemática no país, a competição tem como objetivo promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de julho de 2021

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria