Secretário Estadual de Meio Ambiente apresenta projetos para o município

Fabrício Machado foi recebido na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente



Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857 

 

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Hérick Machado, esteve em Vila Pavão na tarde de ontem. 

Ele foi recepcionado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha; vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla; secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Klitzke Durâes e pela engenheira ambiental Talita Alves de Carvalho. 

Dentre os assuntos discutidos no encontro está o Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam), um instrumento inédito de premiação financeira, de apoio à otimização das políticas públicas e fortalecimento das secretarias, diretorias e gerências de meio ambiente e recursos hídricos dos municípios capixabas. 

No decorrer do encontro, o secretário levantou as vantagens da municipalização do licenciamento ambiental, que neste mês de junho colocou o ES no primeiro lugar nacional por ter 100% dos municípios realizando seus licenciamentos diretamente ou através de consórcios regionais. 

Na sequência, Fabrício Machado apresentou o Programa Estadual de Sustentabilidade e apoio aos Municípios (Proesam), além das ações e dos benefícios dos Programas do Governo do Estado, como o Programa Reflorestar e o Projeto Barraginhas.

 

Bons projetos

 

“Nossa visita é para fortalecer a gestão ambiental em Vila Pavão. Nosso objetivo é que no final da jornada, boas práticas sejam implementadas na área. Acreditamos que num curto espaço de tempo estaremos repassando para o município recursos financeiros para a contratação de mais técnicos para assessorar os trabalhos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, em breve estaremos lançando o Programa Reflorestar na ordem de R$ 30 milhões, e o município será contemplado. No momento estamos trabalhando no processo de licitação para aquisição de quase 30 veículos e a cidade também será contemplada”, afirmou Fabrício Machado. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Klizke Durães, disse que foi uma honra muito grande receber o Secretário Estadual de Meio Ambiente e sua equipe na SMMA. “Gostamos do seu perfil e da forma segura como tratou as demandas ambientais locais, demonstrando verdadeiro interesse em acompanhar e desenvolver projetos em parceria no nosso município”, disse a secretária. 

O prefeito Bolinha destacou que a vinda do Secretário ao município reforça o compromisso de promover uma gestão ambiental responsável, condizente com a realidade local que a Administração Municipal assumiu perante a sociedade. O prefeito classificou o encontro como muito produtivo e que produzirá projetos importantes para a recuperação, preservação e educação ambiental. 

Ao final, foi oferecido aos visitantes o tradicional café pavoense com brote, doces, biscoitos e outras guloseimas.

Data de Publicação: sexta-feira, 09 de julho de 2021

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria