Semana do Meio Ambiente. Ações práticas em favor do desenvolvimento sustentável

As ações de proteção e preservação do meio ambiente devem acontecer no cotidiano e passam pela mudanças de hábitos

04 de junho de 2021 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Neste  05 de julho, comemora-se em todo o mundo o Dia do Meio Ambiente e como sabemos, existe uma grande preocupação em torno dos impactos negativos da ação do homem sobre ele.

Muitos concordam que as ações de proteção e preservação para construção de um mundo mais sustentável devem acontecer no cotidiano e passam pela mudanças de hábitos, por isso, a sociedade deve ser incluída na discussão.

Partindo desse ponto de vista, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente vem dando a sua contribuição com ações práticas de responsabilidade social, envolvendo a comunidade local. Veja a seguir alguns exemplos:

Projeto adote uma árvore

Parceria com os moradores

O projeto consiste no plantio de espécies nativas e propícias para a área urbana, trazendo melhorias à qualidade de vida da população e beleza paisagística para a cidade e conta com a ajuda dos moradores que se comprometem em cuidar das mudas.

Colaboram com o projeto, o estudante Pedro Henrique Flegler Rodrigues e os viveiros municipais de Boa Esperança e de Nova Venécia que fornecem as mudas para o plantio.

Recuperação da área do antigo lixão

Coleta de materiais para estudo

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está realizando estudos ambientais na área do antigo lixão com objetivo de cumprir a Autorização Ambiental do IEMA N. 019/2019.

De acordo com a secretária Marilza Klitzke Durães, os estudos são fundamentais para a elaboração do plano de recuperação ambiental da área contaminada por resíduos sólidos urbanos. Segundo ela, o município tem avançado na preservação ambiental e no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Coleta seletiva

Conscientização porta a porta

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, água, e o ar, além de gerar emprego e renda para várias famílias do município.

Em parceria com a Associação de Catadores (ASCAMVIP), a municipalidade vem realizando um trabalho de conscientização porta a porta sobre a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos para melhor reaproveitamento das matérias primas que são descartadas.

Plantio de espécies nativas no entorno a Escola CMEA Luiza Souza Barros

Educação ambiental

A secretaria de Meio Ambiente realizou também plantio de espécies nativas no entorno de nascentes na Área de Reflorestamento da Escola CMEA Luiza Souza Barros, em Todos os Santos.

A ação teve por objetivo fortalecer o compromisso que o Município de Vila Pavão possui com a conservação do meio ambiente e os recursos hídricos através da educação ambiental permanente em todos os níveis de ensino formal e não formal.

Mutirão de limpeza na Pedra do Cruzeiro

A secretaria de Meio Ambiente em parceria com as secretarias de Obra e Cultura e a Comunidade São Pedro, programaram para o dia 11 de junho (sexta-feira), a partir das 7h um mutirão para limpeza da Pedra do Cruzeiro.

O convite está aberto a quem quiser ou puder participar. Toda ajuda é bem vinda!

Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura.