Município teve queda acentuada nos números da Covid-19 em abril

Do dia 08 ao dia 30 de abril, apenas 18 casos da doença foram confirmados e nenhuma morte registrada na cidade

03 de maio de 2021 às 00h00.

O esforço está valendo a pena. Não vamos relaxar, vamos continuar nos cuidando!

 

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857 

 

As medidas determinadas pelo Governo Estadual e Prefeitura, combinadas a ações sanitárias, de restrição de circulação de pessoas, um forte trabalho de conscientização através dos veículos comunicação e mídias sociais e a vacinação da população, mesmo que em ritmo lento, são, segundo os especialistas, os responsáveis pela queda no número de casos positivos, ativos, suspeitos e de mortes, a partir do início do mês de abril na cidade.

As consequências do relaxamento às medidas de contenção ao coranavírus no fim do ano e carnaval foram sentidas, especialmente nos meses de março e abril, quando a doença avançou com força, não só em Vila Pavão, mas também em todo o estado do ES e no País.

 

 

Devido ao avanço gradativo da doença, a partir do final do mês janeiro, o município no dia 05 de abril foi classificado em risco extremo no Mapa de Gestão da Covid-19 do Governo Estadual, com a prefeitura chegando a decretar lock down na cidade por alguns dias.

Para se ter ideia da gravidade da situação, do dia 1º de fevereiro ao dia 08 de abril, 10 pavoenses perderam a vida para a Covid-19, um número desolador, já que do início da pandemia em março do ano passado até a presente data, a cidade registrou 16 mortes. Nesse período o número de casos confirmados saltou de 489 para 942, ou seja, 453 novos casos da doença surgiram na cidade em pouco mais de dois meses.

Números da Covi-19 diminuem

O município vem monitorando a doença através de boletins informativos periódicos emitidos pela Secretaria de Saúde que são publicados nas portal do município (www.vilapavao.es.gov.br) e nas redes sociais e também por gráficos elaborados pela Secretaria de Educação que mostram claramente uma acentuada queda nos números a partir do dia 08 de abril. Do dia 08 ao dia 30 de abril, apenas 18 casos da doença foram confirmados e nenhuma morte registrada.

Após a explosão de casos e óbitos, Vila Pavão está em um período de tendência de estabilização após uma queda nas taxas nas últimas duas semanas, aproximando-se das médias de meados do ano passado, porém, a situação ainda preocupa, uma vez que a cidade está situada numa região em que todos os municípios circunvizinhos encontram-se situação em risco alto de contaminação, por outro lado, o ritmo da vacinação é lento, e um novo recrudescimento pode vir acontecer com a flexibilização das medidas de distanciamento social.

A recomendação das autoridades sanitárias é para a população não baixar a guarda, pelo contrário, os munícipes devem continuar usando máscara, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência após ter contato com superfícies e pessoas.

Com  a diminuição nos números da Covid-19,  o município foi reclassificado e a partir do último dia 19 passou a integrar o grupo de municípios capixabas classificado em risco moderado pelo Governo Estadual. Com isso, quase todos os setores e serviços passaram a funcionar quase que normalmente.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec