Município retorna ao risco moderado. Comércio e serviços passam a funcionar com regras mais flexíveis

Diversos setores e serviços passam a funcionar em horário normal. As novas medidas já estão valendo

19 de abril de 2021 às 00h00.

Centro comercial da cidade

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O município de Vila Pavão foi reclassificado nesta sexta-feira (16) e passa a integrar o grupo de nove municípios capixabas classificado em risco moderado no Mapa de Gestão da Covid-19 do Governo Estadual.

A cidade caiu na classificação de risco extremo no 49º Mapa de Risco que começou a vigorar no último dia 05 de fevereiro. Isso, obrigou a Prefeitura a editar medidas mais severas para conter o forte avanço do coronavirus, limitando o atendimento presencial ao público em diversos setores do comércio e serviços.

Com a mudança de nível de risco extremo para moderado, a Prefeitura editou o Decreto 1560/2021 que altera o funcionamento do comércio já a partir da sua publicação, na tarde deste sábado (17).

Funcionamento do comércio em horário normal

Agora, classificado em risco moderado, os serviços considerados essenciais, como: farmácias e drogarias, comércio atacadista, distribuidora de gás de cozinha, de água e de energia, supermercados, minimercados, hipermercados, hortifrútis, mercearias, padarias, açougues, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais, insumos agrícolas e revendedores agropecuários, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas, de estabelecimentos de vendas de materiais para saúde, serviços funerários, hotéis e pousadas, transporte de passageiros e de entrega de cargas, imprensa, comercialização de embalagens, serviços advocatícios e contábeis, laboratórios, clínicas, academias e demais serviços de saúde, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde, contidas no decreto, poderão funcionar em horário normal.

Nos demais estabelecimentos, o funcionamento deverá ocorrer de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e aos sábados entre 8h às 12h.

Bares, lanchonetes, pizzarias e distribuidoras de bebidas

Em virtude da classificação do nível de risco, está suspenso o funcionamento de bares, lanchonetes, lojas de conveniências, pizzarias, distribuidoras de bebidas, pizzarias, sorveterias e demais estabelecimentos similares, no entanto, o projeto abre a possibilidade de comercialização remota com a retirada pelo cliente de produtos ( sistema drive thru e take away), em área externa com limitação de horário até às 22h de segunda à sábado e aos domingos até às 16h. Na modalidade delivery não há limitação de horário. O consumo de bebidas alcoólicas no local está proibido.

Igrejas

É permitido às igrejas e os templos religiosos realizarem cultos e missas de maneira presencial, desde que respeitando todas as medidas de distanciamento. Todavia, recomenda-se que tais atividades sejam realizadas por meio das lives e redes sociais.

Atendimento presencial nas repartições públicas

O atendimento presencial aos munícipes nas Secretarias e nas repartições públicas, está permitido, desde que as medidas de distanciamento e o protocolo sanitário sejam mantidos.

Academias

Para as academias será possibilitado o funcionamento sem contato físico e compartilhamento de equipamentos, como por exemplo, as atividades aeróbicas, as práticas de esteira, bicicleta, simuladores de escada, dança, natação, hídroginástica e similares, cujo funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes, seguindo os parâmetros estabelecidos para modalidade de risco moderado.

Estão proibidas:

– As reuniões com número elevado de pessoas, excetuadas as pertencentes ao mesmo núcleo familiar;
– A utilização de praças, parques, jardins públicos, associações recreativas, campos públicos de futebol, quadras públicas de esportes públicas, ginásios públicos de esportes e outros espaços públicos equivalentes e a realização de atividades físicas coletivas, nas áreas e vias públicas.

Estabelecimentos de ensino

Continua suspensa todas atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensinos da rede pública, incluindo as escolas Estaduais, devendo permanecer as aulas de forma remota.

Cuidados

Os estabelecimentos comerciais e serviços que prestam atendimento presencial ao público deverão seguir à risca o protocolo e uma uma série de normas de segurança, prevenção e combate ao coronavírus, especificadas no decreto.

Veja o decreto na íntegra, BAIXE AQUI