Subsecretário de Estado da Educação discute em Vila Pavão reforma e ampliação da Escola Esther da Costa Santos

16 de abril de 2021 às 00h00.

Vista do subsecretário à escola

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O  subsecretário Estadual de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro, esteve em Vila Pavão no início da tarde desta sexta-feira (16).

Ele foi recebido pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha; vice-prefeito Tuíla; chefe de gabinete Clarliane Binow Miranda; secretários municipais, Jorge Kuster Jacob  (Educação) e equipe, Edson Mielke (Desenvolvimento Econômico) e equipe; presidente da Câmara Municipal João Trancoso e os vereadores, Zeca Biral, Jadismar Alves de Macedo e Neusdete Rossini Moreira e pela diretora Chirlei Vigna Tagliaferri e parte de sua equipe.

Meneguelli veio ao município a convite do prefeito Bolinha, verificar as condições estruturais da EMEF Professora Esther da Costa Santos.

A escola é a maior do município e atualmente atende 571 alunos do 1º ao 9º da sede e interior. Construída há vários anos, suas instalações encontram-se ultrapassadas e não atendem mais às atuais demandas educacionais.

A mobilização para revitalização da escola teve início no mês de fevereiro passado, ocasião em que o prefeito Bolinha esteve reunido com o governador Renato Casagrande, que sinalizou favoravelmente à efetivação do projeto.

Durante a visita desta tarde, o subsecretário conheceu as instalações da escola, bem como, o seu projeto de reforma e ampliação, já em fase final de conclusão, apresentado pela equipe de engenheiros da Prefeitura.

Projeto Arquitetônico de reforma da Emef Professora Esther da Costa Santos

O projeto apresentado ao subsecretário prevê a reforma geral da unidade e atende todas as normas exigidas na Resolução Nº 3777/2014 do Conselho Estadual de Educação. Trata-se de um projeto moderno, com auditório, laboratório de ciências, de informática, sala de artes, sala de esportes, reforma dos banheiros, além de climatização e instalação de usina fotovoltaica. O projeto contempla também o ginásio de esportes ao lado que integra o complexo escolar.

É um projeto que foi demandado ainda na construção do nosso plano de governo, numa proposta de elaboração participativa, que ouviu o “pedido de socorro” dos educadores e comunidade“, afirmou Bolinha.

Visita às escolas do interior

Depois de cumprir agenda na sede do município, o subsecretário, acompanhado das autoridades locais foi para o interior, onde conheceu os Cmeas, Agostinho Batista Veloso (Comunidade Veloso) e Luiza Souza Barros (Todos os Santos).

Para o Cmea Agostinho Batista Veloso, o prefeito pleiteou a reforma com ampliação de mais duas salas de aula, a fim de melhorar a sua estrutura física e trazer um ambiente que contribua para a melhoria da qualidade do ensino. Já para o Cmea Luiza Souza Barros, foram apresentadas as demandas de construção de outras duas salas para educação infantil e reforma do ginásio poliesportivo que também compõe aquele complexo escolar.

O subsecretário Aurélio destacou a importância do prefeito Bolinha ter se antecipado na apresentação desses pleitos ao governo, Isso, segundo ele, vai facilitar muito a celeridade dos processos para que no próximo ano o município possa receber essas conquistas.

A gente percebe que a equipe de engenharia da Prefeitura é organizada, o que possibilitou, praticamente, concluir o projeto arquitetônico da EMEF Professora Esther da Costa Santos. Há muita vontade do governador em apoiar o prefeito nesse empreendimento. De antemão, adianto que dos eleitos no último pleito, o prefeito Bolinha foi o primeiro a encaminhar um projeto de tamanha importância para o Governo Estadual“, assinalou o subsecretário.

Nos bastidores, o subsecretário estimulou o prefeito a elaborar bons projetos. Assegurou que o Governo do Estado tem como uma das prioridades, a melhoria da estrutura educacional, o que com certeza, nos dá uma segurança quanto ao atendimento desses pleitos.

Especialmente nesse momento de crise sanitária com a pandemia afetando a vida das pessoas e a economia em todos os setores e esferas, o trabalho de captação de recursos, o planejamento e execução dos programas e ações de desenvolvimento do município não podem parar. Tenho sempre dito para os nossos colaboradores que não vamos conseguir atender todos os anseios da população, por isso, precisamos eleger prioridades e trabalhar sempre de forma responsável e organizada, a fim de trazer melhor qualidade de vida para os cidadãos pavoenses“, concluiu o prefeito.