Prefeito autoriza a execução das obras de melhoria do sistema de abastecimento de água do distrito de Todos os Santos

No momento, a obra é a demanda prioritária da comunidade

14 de abril de 2021 às 00h00.

Ato no gabinete do prefeito

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Em ato em seu gabinete na tarde de ontem, com número reduzido de pessoas, em cumprimento ao protocolo de combate ao coronavírus, o prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, autorizou o início das obras de melhoria do sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos.

Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço, o presidente da Câmara Municipal, João Trancoso, a diretora Jordânia Caseli da Fonseca e o representante da empresa Cantão Ltda, responsável pela execução da obra, Valmir Santos.

As obras de melhoria do abastecimento do distrito foram iniciadas e paralisadas em 2010. De lá para cá, os moradores da localidade vêm sofrendo com a escassez e a baixa qualidade da água distribuída.

A solução

A obra, segundo Bolinha, dado à sua importância para a comunidade e por ser um problema crônico que se arrasta há vários anos, foi a demanda prioritária levantada durante a construção do seu plano de governo, à época do período eleitoral. “Esse é o fruto do trabalho de resgate de um convênio de 2010 que o município havia celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). É a resposta que nosso governo está dando à principal demanda da comunidade nesse momento, que é levar água tratada de boa qualidade às casas dos moradores“, afirmou o prefeito

Nós colocamos o sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos como emergência na nossa administração, porque temos clareza que a água é um produto essencial à manutenção da vida”, prosseguiu.

Segundo ele, um segundo passo que é a normatização do seu uso, será discutido com a população após a conclusão da obra. “Nós passaremos a oferecer água tratada de qualidade gratuitamente para a população e isso exige um investimento considerável, então, a discussão será no sentido de usar racionalmente a água, evitando a todo custo o desperdício”, completou.

A obra

Para garantir a regularidade no abastecimento nos períodos de estiagem, o sistema vai coletar água bruta de duas fontes: um poço já existente na localidade e de uma barragem que será construída no distrito.

A obra irá contemplar a reforma da estação de tratamento local com novos equipamentos de filtragem, manutenção e ampliação da rede de abastecimento.

A obra foi orçada em R$ 374.672,04 e os recursos para sua execução são provenientes da Fundação Nacional de Saúde  (FUNASA), com contrapartida do município. O serviço tem prazo contratual de 120 dias para ser finalizado.

O encarregado, Valmir Santos, reforça que os equipamentos de filtragem que serão implantados no sistema da localidade são de última geração, o que garantirá água potável de excelente qualidade.