Município permite abertura de postos de combustíveis e supermercados. Atividades essenciais poderão funcionar por delivery

O Prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, editou um novo decreto, nesta segunda-feira (29), flexibilizando já a partir de amanhã (terça-feira, 30), o funcionamento das atividades consideradas essenciais.

29 de março de 2021 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Decreto Municipal que instituiu medidas duras para o enfrentamento ao coronavírus (covid19), como o fechamento de todos os serviços, atividades, comércios e postos de combustíveis, baixado na última quinta-feira (25), em Vila Pavão, foi prorrogado até o dia 05 de abril.

Porém, o novo decreto publicado na tarde desta segunda-feira (29), foi revisado pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, flexibilizando já a partir de amanhã (terça-feira, 30), o funcionamento das atividades consideradas essenciais.

O novo documento segue as diretrizes do decreto do Governo Estadual.

Antes de tomar a decisão, Bolinha havia se reunido virtualmente na manhã desta segunda-feira com o Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), para definir os últimos detalhes do novo documento.

No encontro foi abordado o caso do município vizinho de Barra de São Francisco que decretou lockdown, antes de Vila Pavão. A proximidade entre os dois municípios provocou uma corrida aos postos de combustíveis e supermercados locais, acarretando filas de veículos e aglomerações. Como os municípios vizinhos já flexibilizaram suas medidas de restrição, o COE entendeu que o comércio da cidade não sofrerá influências e isso pesou na hora de afrouxar um pouco as restrições no município.

O novo decreto  permitirá o funcionamento e atendimento em horário normal dos postos de abastecimento de combustíveis;

Supermercados, mini mercados e hortifrutis, passam a funcionar a partir de 31/03/2021, com atendimento presencial de 7 às 19h.

A farmácia em plantão poderá atender presencialmente das 17 às 22h. As demais, partir de 1º de abril retomam o atendimento presencial das 7 às 17h;

Atividades industriais voltam a partir de 01/04/2021, de 7 às 17h.

Poderão praticar delivery

Padarias com horários estabelecidos entre 6h às 17h, a partir de 30/03/2021;

Lojas de artigos agropecuários e serviços de cuidados animais das 7 às 17h, a partir de 30/03/2021;

Lanchonetes e pizzarias, a partir de 01/04/2021 das 17 às 22h;

Restaurantes, a partir de 01/04/2021 das 7 às 18h;

* A feira de Agricultura Familiar também poderá funcionar por meio de entregas (delivery), a partir de 01/04/2021. A montagem de barracas está vedada.

Cuidados e cumprimento das medidas

Importante destacar que para o sistema de entregas (delivery), será necessário que o entregador, esteja de máscara e leve consigo álcool em gel para realização da desinfecção.  Já os estabelecimentos comerciais, considerados essenciais que realizam atendimento presencial devem respeitar integralmente as restrições de fluxo e os protocolos de higiene e distanciamento social estabelecidas no decreto.

Toque de recolher

O Toque de recolher passa a valer, a partir das 22 às 6h, enquanto o decreto estiver em vigor.

Efeito das medidas

As medidas restritivas adotadas pela prefeitura começaram a surtir efeitos e, pelo que parece, foram aceitas pela grande maioria dos pavoenses. Prova disso, foi uma manifestação (buzinaço) na noite do último sábado, convocada por alguns comerciantes que não foi adiante devido a baixa adesão da população. Outra prova é que os atendimentos de Covid-19, já começaram a diminuir na Unidade de Saúde do município.

Veja o decreto na íntegra – BAIXE AQUI