PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES - Link para página inicial

Secretaria de Cultura busca recursos para restauração do Museu Pomerano Franz Ramlow

 

Helder Salomão “abraçou nossa causa cultural”, disse LibianEm Em reunião on line realizada na manhã de quarta-feira (24), a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto Rossim, juntamente com o Presidente do Partido dos Trabalhadores local, Higor Pena e a Vereadora Neusdete Rossini Moreira, apresentou ao Deputado Federal Helder Salomão – PT, projeto para restauração do Museu Pomerano Franz Ramlow.

 

O museu está fechado há vários anos. No início do ano passado, a Defesa Civil Municipal emitiu um laudo recomendando “a não utilização do imóvel devido ao risco que o mesmo apresenta aos possam frequentá-lo até que seja feito reforço na estrutura e reforma que garanta a segurança dos usuários.”

 

De acordo com a Secretária, Libian Timm Paganoto Rossim, a restauração do museu é uma das prioridades dessa gestão e, para isso, está buscando parcerias com outros órgãos como o IFES, campus de Nova Venécia e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), que sempre foi muito presente no cuidado com o museu e agora, com o Deputado Helder Salomão.

 

“Nosso município tem pouquíssimos espaços culturais e precisamos preservá-los, devolver seu uso a comunidade e salvaguardar nosso patrimônio cultural material e imaterial. A educação patrimonial será sempre o foco do nosso trabalho.” destacou a secretária.

 

Conforme Ela, o Deputado Federal Helder Salomão tem sido um grande aliado do município de Vila Pavão e já destinou mais de meio milhão de reais para ações de saúde e agricultura. Agora, entendendo a importância da restauração e devolução do museu a população pavoense, principalmente a comunidade pomerana e, em especial as famílias que doaram parte de sua própria história ao museu, abraçou nossa causa cultural. “É de suma importância que as pessoas possam voltar a ter o museu, usar suas dependências para aprendizado, para guarda e para realização de eventos culturais e turísticos”. comentou.

 

O museu está fechado há vários anos

 

Com a restauração o Museu Pomerano Franz Ramlow voltará a ser o que desejava o então Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo, Senhor Helmut Meyerfreund e sua esposa Helena Meyerfreund que, em janeiro de 2005 fizeram doação do imóvel ao município de Vila Pavão.

Data de Publicação: sexta-feira, 26 de março de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29843-000

Horário de Expediente:
Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00 | Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00
Telefone(s):
(27) 3753-1001 / 1196 / 1195 / 1022

E-mail:
ouvidoria@vilapavao.es.gov.br