Secretaria de Cultura busca recursos para restauração do Museu Pomerano Franz Ramlow

Helder Salomão “abraçou nossa causa cultural”, disse LibianEm Em reunião on line realizada na manhã de quarta-feira (24), a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto Rossim, juntamente com o Presidente do Partido dos Trabalhadores local, Higor Pena e a Vereadora Neusdete Rossini Moreira, apresentou ao Deputado Federal Helder Salomão – PT, projeto para restauração do Museu Pomerano Franz Ramlow.

O museu está fechado há vários anos. No início do ano passado, a Defesa Civil Municipal emitiu um laudo recomendando “a não utilização do imóvel devido ao risco que o mesmo apresenta aos possam frequentá-lo até que seja feito reforço na estrutura e reforma que garanta a segurança dos usuários.”

De acordo com a Secretária, Libian Timm Paganoto Rossim, a restauração do museu é uma das prioridades dessa gestão e, para isso, está buscando parcerias com outros órgãos como o IFES, campus de Nova Venécia e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), que sempre foi muito presente no cuidado com o museu e agora, com o Deputado Helder Salomão.

“Nosso município tem pouquíssimos espaços culturais e precisamos preservá-los, devolver seu uso a comunidade e salvaguardar nosso patrimônio cultural material e imaterial. A educação patrimonial será sempre o foco do nosso trabalho.” destacou a secretária.

Conforme Ela, o Deputado Federal Helder Salomão tem sido um grande aliado do município de Vila Pavão e já destinou mais de meio milhão de reais para ações de saúde e agricultura. Agora, entendendo a importância da restauração e devolução do museu a população pavoense, principalmente a comunidade pomerana e, em especial as famílias que doaram parte de sua própria história ao museu, abraçou nossa causa cultural. “É de suma importância que as pessoas possam voltar a ter o museu, usar suas dependências para aprendizado, para guarda e para realização de eventos culturais e turísticos”. comentou.

O museu está fechado há vários anos

Com a restauração o Museu Pomerano Franz Ramlow voltará a ser o que desejava o então Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo, Senhor Helmut Meyerfreund e sua esposa Helena Meyerfreund que, em janeiro de 2005 fizeram doação do imóvel ao município de Vila Pavão.

Data de Publicação: sexta-feira, 26 de março de 2021