Incaper e Prefeitura repassam 22 mil mudas de eucalipto para os produtores rurais

As mudas estão sendo disponibilizadas mediante cadastro na sede do Incaper e na Secretaria Municipal de Agricultura

14 de fevereiro de 2021 às 00h00.

As mudas são direcionadas aos produtores rurais que possuem terra no município

Por Cléber Sabino - Ascom-VP
 E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Os agricultores do município, estão recebendo mudas de eucalipto, repassadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Secretaria Municipal de Agricultura.

As mudas são direcionadas aos produtores rurais que possuem propriedades no município, e que querem incrementar a renda com o plantio de eucalipto.

Serão distribuídas cerca de 22.000 mudas no município. Elas estão sendo disponibilizadas mediante cadastro na sede do Incaper e na Secretaria Municipal de Agricultura. Além de postes e mourões tratados, o eucalipto pode se transformar em pranchas, ripas, vigas, tábuas, caibros, toretes, cauços, cavaletes e paletes e ainda está presente na produção de embalagens.

Segundo o coordenador do Incaper local, Rogério Durães de Oliveira, a iniciativa tem o objetivo oferecer ao produtor a autosustentabilidade em madeira na propriedade. "Historicamente o  fomento à produção de eucalipto tem demonstrado um impacto ambiental positivo, uma vez que diminui de forma significativa a pressão sobre os remanescentes florestais da Mata Nativa por madeira para uso domestico", destacou o extensionista.

"A ideia é fomentar pequenos produtores rurais com a intenção de suprir suas demandas internas e ainda possibilitar mais uma fonte de renda com comercialização do excedente da produção", completou o secretário municipal de Agricultura Gecimar Rodrigues.