Prefeitura inicia serviço de manutenção de carreadores e terreiros nas propriedades rurais para dinamizar colheita cafeeira

As máquinas já estão trabalhando

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, iniciou nesta semana, o serviço de manutenção de carreadores e terreiros nas propriedades rurais, visando dinamizar a colheita cafeeira 2020/21.

Os carreadores e terreiros são extremamente importantes nas propriedades, onde o café conilon colhido passa por alguns processos, até se converter na principal fonte de renda para os produtores.

O serviço está sendo realizado com antecedência, como prevenção aos períodos de chuva e outros imprevistos que possam ocorrer e impossibilitar o trabalho com as máquinas.

O prefeito Bolinha destaca que a ação visa apoiar os produtores na colheita que se aproxima, no que se refere ao escoamento da produção cafeeira e também outras culturas como a pimenta, frutas e até a produção leiteira. Outro motivo levantado pelo prefeito para o serviço iniciar com antecedência é a demanda por estes serviços que é muito grande no município.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, José Henrique Martins, estima que "já calculado alguns imprevistos, vamos levar no mínimo uns três meses para finalizar o trabalho. A nossa intenção é que no final de abril, o produtor possa colher seu produto com boas condições de escoamento”, disse.

Devido à relevância do serviço, a Administração atual está realizando um trabalho coordenado junto aos produtores, onde um servidor foi designado para visitar as propriedades com a finalidade de identificar quais produtores realmente precisam do serviço e quais as suas demandas, bem como, passar orientações sobre como manter a conservação dos terreiros e carreadores por mais tempo.

Segundo José Henrique, o serviço de assistência aos produtores iniciou pela região que engloba os córregos Santa Filomena, Maroto, e Grande, e seguirá sentido ao Tira Couro, Rapadura, Figueira e Luzilândia, saindo no Córrego Paraíso, até contornar o município.

Data de Publicação: terça-feira, 02 de fevereiro de 2021