Escolas da rede pública do município divulgam cronograma de rematrículas e matrículas

Tanto na rede estadual como na rede municipal, a expectativa é que as aulas comecem no primeiro dia de fevereiro

26 de novembro de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as escolas do Espírito Santo já se preparam para o ano letivo de 2021. O período de rematrícula na rede estadual começou no último dia 18.

Faltam 15 dias para o encerramento do ano letivo de 2020 e tudo indica que as aulas nas escolas publicas do ES seguirão modelo híbrido em 2021. A previsão é de que, os alunos  realizem parte das atividades na escola, e parte em casa, remotamente.

Tanto na rede estadual como na rede municipal, a expectativa é que as atividades escolares comecem no primeiro dia de fevereiro. Apesar de não estar oficializado, a decisão já foi tomada e formulada em uma portaria a ser publicada neste mês.

Rematrículas e matrículas na Rede Municipal de Vila Pavão

O período de rematrículas e matrículas novas na rede municipal de ensino de Vila Pavão que engloba a EMEF Professora Esther da Costa Santos; Creche Girassol/Cmei Criarte, os Cmeas Artur Pagung, Agostinho Batista Veloso e Luíza Souza Barros, mais as escolas multisseriadas, terá início na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro.

Para evitar aglomeração a ficha de rematrícula e matrícula serão entregues no momento da retirada das atividades não presenciais que deverão ser devolvidas às escolas até o dia 11 de dezembro.

Documentação necessária:

Rematrícula: Xerox do comprovante de residência (energia elétrica – 2 cópias); CPF, caso o aluno tenha; declaração da caderneta de vacina atualizada e formulário preenchido e assinado.

Matrícula: certidão de nascimento (cópia); declaração ou histórico da escola anterior (original); CPF, caso o aluno tenha; declaração da caderneta de vacina atualizada e formulário preenchido e assinado.

Para maiores informações entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 27 3753 1212.

Rede Estadual: Confira as mudanças no processo de Rematrícula e Transferência Interna  para 2021

O processo de rematrícula e transferência interna da Rede Estadual conta com algumas mudanças na Chamada Pública para o ano letivo de 2021. A Rematrícula poderá ser feita pela escola, por meio do perfil da unidade no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), após sondagem do aluno e/ou responsável. Já a Transferência Interna deverá ser feita, exclusivamente, pelo aluno e/ou responsável no Seges.

Outra novidade é que só será possível a ‘Transferência Interna’ de alunos que irão cursar a modalidade de ensino que a escola onde o aluno está matriculado não oferece, por exemplo: o estudante terminou o Fundamental I (1º ao 5º ano) e a escola onde está matriculado, não oferece o Fundamental II (6º ao 9º ano). Nesse caso, o estudante/responsável deve procurar uma unidade escolar que oferte o Fundamental II.

Além disso, na fase da Transferência Interna, os alunos da Rede terão preferência sobre o novato. Ou seja, na disputa por uma vaga, a preferência é de quem já está matriculado em umas das escolas estaduais. É uma forma de priorizar quem mora, de fato, perto da unidade onde vai estudar.

Em Vila Pavão,  duas escolas estão vinculadas à rede estadual, são elas a EEEFM Professora Ana Portela de Sá ( Ensino Médio) e o CEIER ( Ensino Fundamental II é Ensino Médio – Curso Técnico em Agropecuária). No momento estas escolas estão no período de renovação de matrícula.

Cronograma Chamada Pública Escolar 2021

Clique AQUI e fique por dentro de todas as informações da Chamada Pública 2021.