Prefeitura discute com comerciantes a reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes

Comerciantes terão que adotar uma série de medidas sanitárias e de distanciamento, a fim de evitar aglomerações. Medidas começam a valer partir deste sábado (8).

07 de agosto de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

ENCONTRO nas dependências da Igreja Missouri

Depois que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (06), mudanças nas medidas qualificadas de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), o prefeito Irineu Wutke, convocou uma reunião com proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes para discutir a reabertura plena destes que estabelecimentos, que vinham funcionando de forma restritiva e impedidos de abrir as portas.

Tais medidas foram implementadas em decorrência da redução na taxa de transmissão da doença e da redução na demanda por leitos hospitalares e começam a valer partir deste sábado (8).

Nos municípios classificados como Risco Baixo, como é o caso de Vila Pavão, o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes será permitido sem restrição de horário em todos os  dias da semana, porém, os comerciantes deverão adotar uma série de medidas, tais como, exigir o uso de máscaras; disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes;  posicionar 1 cliente por cada 10m2; promover o distanciamento social em filas, bem como, respeitar todas  as medidas sanitárias pertinentes, previstas nas portarias  da Sesa. disposição.

O funcionamento das academias de ginastica e eventos diversos que promovam aglomerações de pessoas continuam restringidos.

Gostaríamos que todos estivessem trabalhando sem restrições, no entanto, a nossa realidade nos coloca uma situação delicada. O funcionamento do comércio nunca foi proibido, o que foi proibido foram as aglomerações de pessoas nos comércios, que na verdade, continuam proibidas. Mesmo que tenhamos o restabelecimento total dos estabelecimentos, temos que ter em mente que daqui para frente, precisamos fazer as coisas diferente, o que significa, cuidar para que os casos da doença não aumentem com a liberação e tenhamos que suspendê-la, retornando com as restrições”, disse o prefeito aos comerciantes.

Mais de trinta comerciantes participaram do encontro, ocorrido na tarde desta sexta-feira (7), nas dependências da Igreja Missouri, bairro Ondina. Além do prefeito Irineu, participaram das discussões, o vice-prefeito José Wilson Vieira, a secretária de Saúde do município, Luciane Alves Linause e integrantes de sua equipe.