Prefeitura investe mais de R$95 mil em Educação através do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola

16 de julho de 2020 às 00h00.

Ato simbólico de entrega do recurso

As escolas da rede municipal de ensino de Vila Pavão receberam em junho de 2020 o valor de 95.990,00 reais por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. O ato simbólico da entrega do recurso foi realizado na manhã desta quinta-feira (16), na Escola Esther da Costa Santos.

A verba é repassada pela Prefeitura que dá autonomia às unidades escolares, por meio dos Conselhos de Escola, formados pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar:alunos, professores, pais/responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa, que tem entre suas funções decidirem a melhor forma de aplicar o recurso. “A autonomia dada aos Conselhos é muito importante, pois são eles que convivem e sabem as maiores necessidades da escola, assim, garantimos a democratização e a construção da cidadania em cada comunidade, além de fortalecer o comércio local, pois prioritariamente as compras serão feitas aqui no município ”, destaca o Prefeito Irineu Wutke.

O Programa foi instituído através da Lei municipal nº 1.242/2019, onde as 21 escolas foram contempladas totalizando mais de 1.300 alunos beneficiados. Os investimentos são direcionados para a realização de reparos e aquisição de materiais que auxiliam no processo educacional dos alunos. O valor repassado para as escolas municipais é calculado a partir do número de alunos matriculados em cada unidade.

A Secretária de Educação Arlete Ramlow de Souza destaca que o recurso visa promover uma Educação de Qualidade. “É um compromisso assumido pela gestão Municipal de Vila Pavão que em parceria com os Conselhos promove o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola – PMDDE. O programa engloba várias ações e objetiva a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica”.

O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola é um incentivo a autogestão que contribui para que a escola desenvolva suas ações a partir da sua realidade.

A representante do segmento de pais e tesoureira do Conselho da EMEF Professora Esther da Costa Santos, Edinara Pratissoli Arantes opinou sobre a necessidade e importância do repasse para as escolas municipais. “Posso afirmar que o PMDDE é uma grande conquista para as escolas do município. Este recurso nos trouxe mais autonomia, através dele podemos atender uma grande parte dos anseios e demandas que as escolas têm, quem acompanha diretamente o dia a dia sabe de suas reais necessidades e aquilo que é preciso para aprimorar a qualidade do ensino para os estudantes de nosso município”.

A comissão Técnica do PMDDE em consonância com o Conselho Municipal de Educação está trabalhando para a manutenção e ajustes necessários, acompanhando todas as etapas e procedimentos na execução do programa, dando suporte necessário aos Conselhos para aplicação e prestação de contas do recurso.