Município oferece consultas por Telemedicina

As Teleconsultas no município são ministradas gratuitamente na Unidade de Saúde do bairro Nova Munique por médicos do Consórcio Cim Norte/Rede Cuidar

14 de julho de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Para reforçar as medidas de proteção e controle da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria municipal de Saúde passou a oferecer o serviço de Teleconsultas, uma forma do médico assistir o paciente da linha de cuidado, a distância.

A Teleconsulta, também chamada por telemedicina são consultas médicas digitais online. É um processo avançado para monitoramento de pacientes, por meio de troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames.

As Teleconsultas no município são ministradas gratuitamente na Unidade de Saúde do bairro Nova Munique por médicos do Consórcio Cim Norte/Rede Cuidar. A princípio estão sendo oferecidas consultas com endocrinologista e cardiologista. A partir da semana que vem, um nefrologista passará atender pacientes com problemas renais.

O serviço segundo a enfermeira Valquiria Wutke Reetz surpreendeu e tem sido um verdadeiro sucesso. “Eu pensei que poderia haver alguma restrição por parte da população a essa forma de atendimento, devido ao aparato tecnológico utilizado, mas, ao contrário do que eu pensei, os pacientes do município assimilaram bem ao novo método”, destacou.

As Teleconsultas são acompanhadas por enfermeiros que levam segurança aos pacientes e dão suporte ao trabalho. O serviço foi liberado como uma opção de auxiliar à saúde da população durante a pandemia. Esse método pode ser efetivo ainda para evitar a exposição de quem precisa de cuidados médicos, porém, tiveram suas consultas canceladas ou adiadas por motivo de sobrecarga do sistema de saúde.