Prefeitura intensifica distribuição de palha de café aos produtores familiares

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Distribuição de palha de café aos agricultores familiares

A casca ou palha de café é um poderoso adubo orgânico. Por ser produzido na própria propriedade, em abundância após o beneficiamento do produto, é também, o mais econômico.

Além de ser uma fonte de adubo orgânico liberando gradualmente os nutrientes, atua na retenção de umidade do solo, controle da erosão, diminuição da temperatura do solo e melhoramento da atividade biológica do solo.

A sua utilização nas lavouras, é extremamente vantajosa, visto que além de todos os benefícios citados acima, tem influência no controle de plantas daninhas, podendo dessa forma diminuir os custos com triações na lavoura.

Sabendo disso, a Prefeitura Municipal intensificou a distribuição do material aos agricultores familiares. A palha de café está disponível nas associações de produtores, uma vez que, grande parte da produção cafeeira local, é beneficiada nelas.

O prefeito Irineu Wutke destaca que esse é mais um serviço que a prefeitura presta, planejado para atender as demandas prioritárias dos cafeicultores.

“Estamos dando todo o suporte com servidores e equipamentos da frota municipal como pá carregadeira e caçambas, usados no carregamento e transporte para que o material chegue ao maior número possível de produtores”, afirmou o prefeito Irineu Wutke.

Nos últimos dois meses, os esforços foram concentrados nos serviços de assistência aos produtores da porteira para dentro para dinamizar a colheita e recuperação de estradas do interior para facilitar o escoamento da produção agrícola.

Data de Publicação: sexta-feira, 19 de junho de 2020