Governo Estadual lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão.

Os dados com adesão dos capixabas à quarentena começaram a ser coletados no dia 13 de abril, por meio de parceria entre o Governo do Estado, e as operadoras de telefonia. Vila Pavão no dia 19 de abril registrou sua melhor taxa de adesão ao isolamento social, 67,70. Já no dia 28 de abril, sua pior taxa, 38,46. A média do município desde o começo da motoramento e de 57,46. A melhor média foi registrada pelo município de àguia Branca, 69,92 e a pior taxa 41,62 foi registrada pelo município de Bom Jesus do Norte.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Acesse AQUI  o painel criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI com os dados de todos os município capixabas.

Data de Publicação: sábado, 23 de maio de 2020