Governo Estadual lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

Vila Pavão no dia 19 de abril registrou sua melhor taxa de adesão ao isolamento social, 67,70. Já no dia 28 de abril, sua pior taxa, 38,46. A média do município desde o começo do monitoramento é de 57,46.

23 de maio de 2020 às 00h00.

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão.

Os dados com adesão dos capixabas à quarentena começaram a ser coletados no dia 13 de abril, por meio de parceria entre o Governo do Estado, e as operadoras de telefonia. Vila Pavão no dia 19 de abril registrou sua melhor taxa de adesão ao isolamento social, 67,70. Já no dia 28 de abril, sua pior taxa, 38,46. A média do município desde o começo da motoramento e de 57,46. A melhor média foi registrada pelo município de àguia Branca, 69,92 e a pior taxa 41,62 foi registrada pelo município de Bom Jesus do Norte.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Acesse AQUI  o painel criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI com os dados de todos os município capixabas.