Vigilância em Saúde utiliza áudio com orientações em português e em pomerano para reforçar o combate ao Coronavírus

Som volante percorre ruas da sede e interior com mensagens de alerta em português e em pomerano

21 de maio de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Vila Pavão para combater a disseminação do coronavírus, está a utilização de som volante com mensagens de alerta, dirigidas à população.

Mesmo antes da confirmação dos dois primeiros casos de Covid 19 na cidade, a secretaria de Saúde do município já orientava os moradores sobre os cuidados a serem tomados, usando para isso som volante, percorrendo ruas da sede e interior com áudio gravado em português e em pomerano.

O pomerano ainda é uma língua bastante falada no município, principalmente pela Comunidade Tradicional, sobretudo, idosos que encontram dificuldade com o português.

Ouça o áudio em pomerano

Em tradução livre, a mensagem diz o seguinte:

"Atenção para este comunicado! Uma doença brava está disseminada no mundo. Ainda não existe remédio para combatê-la. Por isso existe o costume de usar máscara no rosto. Quando você a retirar do rosto, precisa pegar no elástico dela e em seguida lavar bem as mãos com água e sabão. Quando estiver em uma fila, não chegue perto do próximo, se distancie por pelo menos um a dois metros da pessoa à frente. O comércio e os bares precisam cumprir e respeitar rigorosamente o respectivo decreto. Para você e sua família ficar protegida, pelo amor de Deus, fique em Casa. Prevenção é o melhorremédio".

Áudio em português