Município segue sem nenhum caso confirmado de Covid 19

18 de maio de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

No último fim de semana foram desinfectadas as ruas dos distritos de Todos os Santos  e Praça Rica.

Vila Pavão é um dos 23 municípios do Espírito Santo que ainda não tem nenhum caso confirmado de Covid19. Está situado na região noroeste, fazendo divisa com Nova Venécia, Ecoporanga e Barra de São Francisco, todos com vários casos confirmados da doença.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, até a presente data, foram notificados 14 casos: suspeitos 04, monitorados 03 e descartados 07.

Para o prefeito Irineu Wutke, o resultado não é uma questão de sorte, mas sim de não baixar a guarda para a entrada do vírus. Mesmo livre da doença, o prefeito tem incentivado a população a manter as medidas impostas, sobretudo, o isolamento social,

A municipalidade vem trabalhado com afinco e determinação para que a cidade continue sem a doença. Para isso implementou diversas ações, entre elas, suspensão do atendimento presencial em todos os setores da Prefeitura com o atendimento passando a ser realizado de forma virtual, telefônico e por agendamentos; concedeu férias coletivas a servidores; disponibilizou material de segurança e de higienização às secretarias, escolas e outros setores; decretou medidas temporárias para o enfrentamento da pandemia como suspensão das atividades nos comércios considerados não essenciais; promoveu reuniões com todos os setores organizados para coordenar ações de combate à doença; desenvolveu a desinfecção das ruas e pontos mais movimentados para eliminar o possível avanço da doença na sede e localidades do interior, entre outras ações.

Nesse particular, o trabalho de desinfecção vem sendo realizado, após o encerramento do expediente comercial e consiste na aplicação de produto especifico, capaz de matar o vírus nas superfícies. No último fim de semana foram desinfectados locais públicos nos distritos de Todos os Santos e Praça Rica.

Além disso, o município desenvolve intensa campanha publicitária com som volante alertando as pessoas sobre os cuidados a serem tomados; criou alertas nas redes sociais com informes sobre medidas de prevenção, divulgação de boletins, incentivo ao uso da máscara em todas as situações e criação do serviço Disk Aglomeração.