Catadores de recicláveis orientam moradores sobre forma correta de descartar máscaras e luvas

Desde que iniciou a quarentena, o descarte de forma incorreta de máscaras e luvas vem aumentando, praticamente em todas as cidades.

O alto risco de contágio do Covid-19 (coronavírus) trouxe um alerta recente para o lixo que é descartado nas residências e tem contato direto com os catadores de produtos recicláveis. Apesar desses profissionais trabalharem com luvas e máscaras, autoridades não descartam o risco de transmissão do vírus, em caso de levar as mãos infectadas ao olho, por exemplo.

Em Vila Pavão, a associação de catadores de materiais recicláveis, responsável pela coleta seletiva no município, pede aos moradores para não descartarem luvas, máscaras, e/ou outros EPIs diretamente no lixo.

O conselho é para que coloquem o material em um saquinho bem fechado, dentro do lixo do banheiro e depois no recipiente do lixo comum. Jogar nas nas vias públicas, nem pensar, pois são foco de contaminação.

Esses materiais não são recicláveis e podem oferecer risco de contaminação aos coletores da rua e das cooperadas da triagem. Apesar de eles estarem utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o melhor é a prevenção.

Data de Publicação: segunda-feira, 27 de abril de 2020

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.