Prefeito reúne lideranças do município para fortalecer combate ao coronavírus

24 de abril de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Encontro com líderes religiosos

O Prefeito Irineu Wutke vem se reunindo com praticamente todos os setores organizados de Vila Pavão para discutir medidas e ações práticas para fortalecer o combate à ameaça de infecção humana pelo coronavirus, o Covid 19.

Na manhã da última quarta-feira (22), se encontrou com as lideranças religiosas na quadra esportiva da Igreja Missouri.

No decorrer do encontro foram discutidos também os cuidados que as igrejas devem ter para desenvolver suas atividades envolvendo os fiéis. “Todos foram muito compreensivos. Naquele momento, o padre e os pastores tiveram oportunidade de dialogar com a gente, - expor seus pontos de vista e discutir sobre esse cenário que se coloca à nossa frente, ou seja, a limitação de circulação de pessoas e as restrições quanto à realização de reuniões e eventos religiosos”, informou o prefeito.

A comunidade religiosa estava representada pelo pároco da cidade e pela maioria dos pastores.  “Na minha avaliação a reunião foi muito produtiva. Saímos muito satisfeitos, porque percebemos que as lideranças estão muito envolvidas e conscientes da importância social que cada um desenvolve dentro da comunidade.”

“Esse momento exige diálogo, disciplina e controle. Estamos cientes das dificuldades enfrentadas por toda a população. Agora, mais do que antes, as pessoas estão percebendo a importância dos cuidados, tanto na higiene, como de limitação de circulação. Isso vai contribuir para a manutenção de uma situação de baixo risco de contaminação dentro do município, dando condições para que as igrejas e os setores produtivos que movimentam a economia do município possam trabalhar, lógico que com algumas limitações, porém, sem grandes proibições como está acontecendo em muitas cidades”, completou.

CDL

Antes de se reunir com as lideranças religiosas, Irineu havia recebido na terça-feira (21), feriado de Tiradentes, representantes da diretoria da CDL local, para juntos coordenarem a reabertura racional do comércio. Conforme o prefeito, os comerciantes estão se organizando para contribuir da melhor forma possível com a saúde pública, e ao mesmo tempo, traçar estratégias para alancar seus negócios, e assim amenizar os prejuízos acumulados.

Sindipúblicos/VP

O prefeito pavoense reuniu-se também com o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos (SindiPúblicos-VP), no último dia 22. Segundo o prefeito, na reunião foram discutidas medidas para preservar as condições de trabalho, emprego e renda do funcionalismo municipal. "Em tempo de pandemia e com recessão à vista, todos devem contribuir de alguma forma”, opinou.

Corpo de Bombeiros

Ações coordenadas

A maratona de reuniões foi retomada na manhã desta quinta-feira (23), com representantes do Corpo de Bombeiros (2ª Cia/2º BBM), de Nova Venécia.

Reunidos na Igreja Missouri, o prefeito Irineu Wutke e a secretária de Saúde, Luciane Alves Linause, mais o coordenador municipal da Defesa Civil Ygor Pena Freisleben e vereadores do município,  discutiram com os militares, a implantação do Sistema de Comando de Operações (SCO), no âmbito da Defesa Civil e o Centro de Operações Especiais em Saúde - COES-COVID19, vinculado à secretária de Estado da Saúde, instituídos pela portaria 068 – R de /19/04/2020 e pelo Decreto Estadual  Nº 4636 - R de 19/04/2020 com objetivo de implementar ações coordenadas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, decorrente do coronavírus.