Prefeito participa de videoconferência para alinhamento das demandas de combate ao coronavírus nos municípios

Além do alinhamento das diretrizes, durante a videoconferência foram discutidos assuntos de apoio financeiro para custeio dos serviços de Assistência Social e Saúde

30 de março de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O prefeito Irineu Wutke, representa os prefeitos da Região Noroeste na diretoria da Amunes. Foto: Ingrid Wutke da Costa

Na manhã desta segunda-feira (30) foi realizada uma reunião extraordinária, via videoconferência, com todos os prefeitos do Espírito Santo para alinhamento das demandas referentes à prevenção e ao combate ao novo coronavírus (Covid-19), com o objetivo de buscar alternativas para minimizar os impactos negativos nos municípios. A reunião foi convocada pela diretoria da Amunes.

O prefeito Irineu Wutke acompanhou a videoconferência de seu gabinete, na companhia do vice-prefeito, José Wilson Vieira; do procurador jurídico, Josimadsonn Magalhães de Oliveira e do presidente da Câmara Municipal, Marcos Laurenço Kloss.

Segundo Irineu Wutke, que representa os prefeitos da Região Noroeste na diretoria da Amunes, além do alinhamento das diretrizes, durante a videoconferência foram discutidos assuntos de apoio financeiro para custeio dos serviços de Assistência Social e Saúde. “Acredito que nos próximos dias os governos, federal e estadual estarão anunciando outras medidas de ajuda aos municípios para que a gente possa atender a população em algumas situações de extrema necessidade”, informou.

Ainda no período da manhã, Irineu se reuniu com a diretoria da CDL, comerciantes e empresários, donos dos estabelecimentos comerciais considerados essenciais às necessidades básicas da população que precisam continuar funcionando, onde mais uma vez, passou orientações sobre o redobramento dos cuidados, como controle de fluxo de clientes, afim de evitar aglomerações e cumprir o que a Legislação para que menos pessoas fiquem doentes no futuro. “Nesse sentido, gostaria de agradecer a parceria da CDL e comerciantes porque estão compreendendo que estamos passando por um período muito sério de Saúde Pública. Tudo indica que todos nós, tanto o setor público, como também o comércio, empresas e as famílias, teremos prejuízos financeiros, mas no momento, a preocupação maior é preservar vidas humanas”.

Durante a tarde, o prefeito se reuniu também com gerentes de bancos para solicitar o cumprimento das medidas temporárias de Emergência em Saúde Pública contidas no Decreto Municipal n° 1.307/2020, e na sequência com secretários diretamente envolvidos nas ações de combate à pandemia do coronavírus no município para pensar em estratégias de cuidados a famílias em vulnerabilidade social.

Caso suspeito foi descartado

O primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade foi anunciado na última segunda-feira (23). Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde no final da tarde do último domingo (29), os exames deram negativo para o COVID 19.

O caso estava sob investigação no LACEN, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. A análise demorou seis dias. “Ficamos aliviados com a notícia, porém, a demora na investigação nos preocupa, porque cria uma situação de apreensão nas famílias dos suspeitos de estarem contaminados, que precisam também entrar em isolamento para conter o possível vírus da doença”, ponderou o prefeito.