Município discute aplicação e alternativas às restrições impostas pelo decreto que determinou fechamento do comércio

24 de março de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Reunião em espaço aberto no pátio da Igreja Missouri

Na manhã de ontem, o prefeito Irineu Wutke se reuniu, em espaço aberto no pátio da Igreja Missouri, com representantes da CDL, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Nac, para discutir  o Decreto n° 1.307/2020 que entre outras medidas, determinou o fechamento do comércio local pelo período de 15 dias, em decorrência do agravamento da pandemia do coronavirus, causador da doença nomeada COVID 19.

Com o aumento do número de casos no Estado, cresce também o rigor com as medidas adotadas para impedir uma propagação mais acelerada da doença no território capixaba. No município, podem permanecer abertos estabelecimentos comerciais considerados essenciais como farmácias e clínicas médicas, além de supermercados, açougues, padarias, hortifrútis, alimentação e cuidados animais, insumos agrícolas, postos de combustível, borracharias, distribuidoras de água e gás, porém, com controle de fluxo de pessoas, estabelecendo limite de distância de 1 metro entre uma pessoa e outra, de acordo com sua capacidade de área livre, e evitando aglomerações.  Restaurantes e lanchonetes só podem funcionar até 16 horas. Já os bares não poderão abrir de forma alguma.

Estão suspensas as atividades também em salões de beleza, barbearias e congêneres, academias de ginástica, bibliotecas, centros comunitários e espaços congêneres, bem como, outras atividades que impliquem aglomeração de pessoas, dentre elas, atividades esportivas, culturais e religiosas (cultos e missas).

No encontro foram discutidas ações efetivas de fiscalização pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar e alternativas para que os comerciantes que foram atingidos pelo decreto, amenizem o impacto econômico das medidas.

"A crise econômica decorrente do coronavirus está chegando antes do que se previa. O seu impacto será sentido de várias maneiras e o tamanho da conta a ser paga, vai depender da nossa capacidade de conter o avanço da doença, e não há dúvida, que para isso, a melhor forma é tirar as pessoas da rua, evitando assim, as aglomerações para diminuir a intensidade de contágio pelo vírus. Devemos usar da criatividade e buscar novas alternativas às restrições, uma delas é aprimorar e intensificar os serviços de delivery (entrega em domicílio) de produtos", salientou  o prefeito.