Prefeito do município se reúne com a Sala de Situação para discutir protocolo de ação e prevenção ao coronavírus

Durante o encontro, a secretária municipal de Saúde Luciane Alves Linause, voltou a afirmar que não existe nenhum caso suspeito de coronavírus em Vila Pavão

20 de março de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Reunião com a Sala de Situação Municipal

O prefeito Irineu Wutke se reuniu na manhã desta sexta-feira (20), com a Sala de Situação Municipal no salão da Igreja Missouri para discutir ações protocolares de prevenção ao coronavírus.

Irineu que havia se reunido no início da semana com o governador Renato Casagrande e com prefeitos de vários municípios capixabas, em Vitoria,  está acompanhado de perto o trabalho da sua equipe de governo no sentido de colocar em prática as ações para preservar a saúde da população, incentivando o isolamento social voluntário, afim de evitar a propagação do eventual vírus entre as pessoas.

A Sala de Situação Municipal é composta de representantes das secretarias municipais de Saúde; Educação; Administração e Recursos Humanos; Assistência Social; coordenador da Defesa Civil; Procuradoria Jurídica e Defesa Civil.

Nenhum caso suspeito

A secretária municipal de Saúde Luciane Alves Linause, voltou a afirmar que não existe nenhum caso suspeito de coronavírus em Vila Pavão. “O nosso hospital de referência é o Roberto Silvares em São Mateus, e até a data de hoje, 20 de março, não notificamos ao hospital nenhum caso suspeito de coronavírus no município. O que existe é uma pessoa em quarentena com síndrome gripal, e que está sendo mantida em isolamento“, afirmou.

Capacitação

O encontro desta manhã, foi mais um de uma série de encontros que vem ocorrendo desde o início da semana para capacitação da equipe de profissionais da secretaria da Saúde, médicos, enfermeiros, servidores e Agentes Comunitários de Saúde para que possam atuar no enfrentamento da pandemia de coronavírus, caso ela chegue ao município, disseminando e colhendo informações corretas para nortear as ações dos governos.

Em outra reunião, ocorrida na parte da tarde foram capacitados os Agentes Comunitários de Saúde que irão visitar as residências nas propriedades rurais, mas tomando cuidados de contactar os moradores em ambiente aberto e ventilado e mantendo distância, priorizando os idosos, acamados, gestantes e doentes crônicos para levar informações confiáveis e úteis referente às medidas de combate ao vírus, bem como, colhendo informações sobre pessoas, membros da família, vizinhos e amigos que retornaram recentemente de viagem de outros estados ou de fora do país para que sejam postos em quarentena.

Digo sempre nas reuniões: pés no chão e olhos no céu. É assim que vamos superar esses momentos difícieis. A secretaria municipal de Saúde está trabalhando com muita determinação na execução do Plano de Contingência Municipal contra o coronavírus. Contamos com o reforço dos Agentes Comunitários de Saúde que será de grande importância, especialmente neste momento em que se aproxima a colheita cafeeira, o que certamente irá atrair um grande número de trabalhadores temporários, vindos de várias partes do país que precisam ser monitorados”, salientou a secretária de Saúde.