Atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água começam com plantio de espécies nativas e caminhada em área ambiental

13 de março de 2020 às 00h00.

• Por Cléber Sabino - Ascom-VP
  •  E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Cerca de 120 pessoas participaram das atividades

As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água começaram em Vila Pavão na manhã desta quinta-feira (12) com um passeio por trilha ecológica e plantio de espécies nativas na área de reflorestamento sob a responsabilidade do Centro Municipal de Educação Agroecológica (Cmea) Luíza Souza Barros, no distrito de Todos os Santos.

A ação foi desenvolvida com a participação de 120 pessoas, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, escolas e a empresa Andrade Mineração que no passado assinou termo de compromisso ambiental para colaborar na recuperação de área nas proximidades da escola que se encontrava quase que totalmente degradada.

A abertura dos trabalhos aconteceu á sombra de um pé de jamelão na área da reserva. Participaram do momento solene, o prefeito Irineu Wutke; o secretário municipal de Meio Ambiente Bráz Marré;os representantes da empresa Andrade Mineração, Marcelo de Moraes Ferreira e Celestino Luiz Ardisson; as diretoras Jordânia Caseli Fonseca e Marcelia Ferreira Souza; as professoras Kedima Boone e Andréa Cristiane Rodrigues Oliveira e representantes da comunidade local.

Projeto de recuperação ambiental de área degradada

Área ambiental fica localizada no distrito de Todos os Santos

Em 2012, o Governo Estadual adquiriu para fins de recuperação ambiental, uma área de dois alqueires no distrito de Todos os Santos. Até então, o projeto encontrava-se adormecido.

Sob a responsabilidade do Cmea Luíza Souza Barros, só agora, está sendo retomado. O passeio por trilha ecológica construída no local, plantio de espécies nativas em toda a sua extensão visando a recuperação de nascente existente e catalogação das espécies, foram as ações iniciais que marcaram a retomada do projeto.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Brás Marré, a área ambiental mantida pelo Cmea Luiza Souza Barros foi e será um instrumento pedagógico para escolas, comunidade, associações, instituições e pessoas que queiram se apropriar de conhecimentos no setor de educação ambiental, voltado para o campo de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. “No meu entendimento, além das funções educacionais, o espaço pode ter finalidades turísticas e se tornar uma referência local, já que trilhas foram construídas na reserva. O local pode ser transformado ainda, num parque ecológico e, se você tem um elemento turístico, certamente terá um potencial desenvolvimento econômico que pode ser trabalhado pelas comunidades”, afirmou.

O secretário destaca que as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, desta quinta-feira (12) na área, foram realizadas a várias mãos. “Em resumo, tem o empenho da atual administração que não mediu esforços e disponibilizou meios para organização uma equipe de profissionais na secretaria de Meio Ambiente, o que nos possibilitou condições de sermos parceiros de projetos, não se esquecendo da própria escola, o CMEA Luiza Luíza Souza Barros e a empresa Andrade Mineração que contribuíram de forma especial na realização das atividades, ressaltou.

Os organizadores avaliaram positivamente o evento. “Percebemos um nível de satisfação muito grande entre os participantes, alunos, educadores e comunidade”, disseram.

Ao final foram elaboradas pré-agendas com outras escolas interessas em conhecer o espaço onde o projeto está sendo desenvolvido e como perspectiva futura a intenção é discutir e redefinir alguns objetivos junto com a comunidade e parceiros, entre eles, a implantação de um viveiro de mudas nativas na área de reserva.