O Bolsa Família em Vila Pavão. Informações sobre o programa

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente, são elegíveis ao PBF, as famílias que  tenham:

- Cadastros atualizados nos últimos 24 meses; e renda mensal por pessoa de até R$ 89,00 ou renda mensal por pessoa de R$ 89,01 a R$178,00, desde que possuam crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos em sua composição.

A Gestora Municipal do Cadastro Único de Vila Pavão, Alzira Ramlow, destaca que de acordo com a última atualização gerada pelo Sistema SIGPBF, no dia 03 de dezembro de 2019, no município de Vila Pavão, existem 603 famílias beneficiárias do Programa. Essas famílias equivalem, aproximadamente, a 14,97% da população total do município, e inclui 84 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza.

No mês de outubro de 2019 foram transferidos no total R$ 79.444,00 às famílias do Programa. Conforme estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, a cada R$ 1,00 transferido às famílias do programa, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal tem um acréscimo de R$ 1,78. Isto é possível, pois as famílias ao receberem o benefício, gastam o mesmo no comércio local, gerando assim recursos ao município.

O foco da gestão municipal do Cadastro Único é a realização de ações de Busca Ativa, atendimento, contato por telefone, palestras, folder informativo para localizar famílias que estão no perfil do programa e ainda não foram cadastradas. A gestão também se atenta para a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que as famílias que ainda precisam do benefício não tenham o pagamento interrompido. Para isso, as famílias beneficiárias precisam estar atentas às condicionalidades do Programa (Saúde, Educação e Assistência Social).

Periodicamente, o Ministério da Cidadania convoca as famílias beneficiárias do PBF para atualizarem seus cadastros nos processos de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral. Em cada um desses processos, as famílias são organizadas em grupos, com prazos diferenciados para a atualização cadastral. A comunicação entre o Ministério e as famílias acontece através do extrato bancário ou correspondência por correios.

O pagamento do Bolsa Família é operado pela instituição financeira Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é responsável pela emissão e entrega dos cartões e pelo atendimento aos beneficiários em seus canais de pagamento: agências, correspondentes lotéricos e correspondentes CAIXA. O município possui, atualmente, 1 canal de pagamento – Loteria CAIXA, localizado na Rua XV de Novembro, Centro, Vila Pavão – Anexo

Confira o histórico de valores repassados às famílias beneficiárias do PBF no seu município nos últimos 12 meses:

Data de Publicação: quarta-feira, 04 de dezembro de 2019