Município investe no Projeto de Assistência Pedagógica NEEJA

Participam do projeto, os alunos com idade acima de 15 anos que estejam em distorção/idade/série, que têm a possibilidade de cursar o Ensino Fundamental na Modalidade NEEJA, matriculando-se na EEEM Dom Daniel Comboni, localizada em Nova Venécia no período noturno

27 de novembro de 2019 às 00h00.

Atualmente,  nove alunos estão matriculados e frequentando regularmente as aulas

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação está investindo no Projeto de Assistência Pedagógica NEEJA - (Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos) para os alunos vinculados à Rede Municipal de Ensino que se encontravam em distorção de idade/série.

Este projeto iniciou após ser evidenciado que os jovens alunos, não se sentiam tão à vontade em permanecer diariamente na escola, pois estes, demostravam a necessidade de ingressar no mercado de trabalho e ajudar seus familiares em suas propriedades rurais. Alguns já haviam recebido propostas de emprego, mas por estudarem ao dia, não conseguiam conciliar o trabalho com estudo. Levando em consideração a preocupação do Município em oportunizar uma educação igualitária e incentivadora, para que estes alunos concluíssem esta etapa de ensino, a equipe buscou investir e apropriar-se desta metodologia (NEEJA) para que estes jovens continuassem seus estudos sem atrapalhar suas possibilidades de emprego.

O Projeto funciona da seguinte forma: Os alunos com idade acima de 15 anos que estejam em distorção/idade/série, têm a possibilidade de cursar o Ensino Fundamental na Modalidade NEEJA, matriculando-se na EEEM Dom Daniel Comboni, localizada em Nova Venécia - ES  no período noturno. Após a realização da matrícula e verificação do histórico escolar, o aluno que agora pertence a Rede Estadual de Ensino, recebe os conteúdos em formato de módulos. Cada disciplina varia entre dois a quatro módulos e cada aluno tem direito a estudar dois módulos por vez de diferentes disciplinas. É disponibilizado para eles professores que atuam a noite na EEEM Dom Daniel Comboni em Nova Venécia, com horários específicos de atendimento por disciplina. Após a conclusão de cada módulo, aplica-se uma avalição.

Por acreditar na potencialidade desses jovens, o município investiu na Assistência Pedagógica, disponibilizando um profissional para coordenar o NEEJA e trabalhar diretamente no estudo dos módulos com estes alunos.  O atendimento pedagógico é realizado na própria Secretaria Municipal de Educação, em dias e horários específicos. Durante o atendimento, procura-se inserir as competências socioemocionais ao estudo dos conteúdos. Pois o trabalho dessas competências contribui para incentivar o desenvolvimento emocional, social e intelectual dos alunos. Após o estudo de cada módulo, os alunos recebem apoio com transporte e são acompanhados pelo Pedagogo para irem a Nova Venécia realizar as avaliações.

Atualmente, nove alunos estão matriculados e frequentando regularmente o NEEJA, e pode-se afirmar que o Projeto está apresentando resultados exitosos, e um dos maiores desafios é mantê-los atuantes e convictos de seus propósitos, seguindo seus projetos de vida e avançando progressivamente em sua escolaridade.