Programa de rastreamento de câncer faz mais de mil atendimentos no município

21 de outubro de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O Programa de Assistência Dermatológica (PAD), na passagem por Vila Pavão, no último fim de semana 19 e 20/10, realizou mais de 1000 atendimentos, batendo o record em quantidade de cirurgias realizadas.

O Programa existe desde 1.987. Ocorre todos os meses, a partir de Março em um dos onze municípios parceiros do interior capixaba.

É o projeto em extensão mais antigo da Universidade Federal do ES (UFES), consolidado pela parceria entre a UFES, Albergue Martin Lutero, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Secretárias Municipais e Estadual de Saúde.

Record de atendimentos

Este ano o número de atendimentos em Vila Pavão, superou o ano passado. Nos dois dias de trabalho no município, foram realizadas 260 consultas, 121 cirurgias e 697 crioterapias. Os casos mais graves que exigem tratamento prolongado ou intervenções maiores são encaminhados para atendimento em hospitais da Grande Vitória.

O programa monitora lesões cancerígenas causadas principalmente pelo excesso de exposição ao sol, que vão desde consultas dermatológicas até cirurgias, cauterizações e criocauterizações. Não só faz o diagnóstico e trata do paciente retirando a lesão quando precisa, como também, mostra a importância de se proteger do sol, usando roupas de manga cumprida, chapéus e filtro solar“, explicou a coordenadora, a cirurgiã plástica Patricia Lyra Frasson..

A equipe

Durante os dois dias de trabalho em Vila Pavão, a população teve à disposição uma série de atendimentos de graça, realizados na “Igrejona” por uma equipe médica formada por duas dermatologistas (Dr.as Tânia e Telma); dois cirurgiões plásticos (Dra. Patricia Lyra e Dr. Luiz Fernando); quarenta e dois acadêmicos do curso de medicina (Dermatologia e Cirurgia Plástica/UFES) e uma técnica de enfermagem (Lusmara).

A Prefeitura de Vila Pavão, por sua vez, disponibilizou dez técnicos de enfermagem, enfermeiros e colaboradores da área de Saúde para distribuição dos medicamentos após cirurgias, ou tratamentos prescritos pelas dermatologistas, além de viabiliazar transportes para toda a equipe médica e acadêmicos, hospedagem, alimentação, local dos atendimentos, salas de cirurgias em ambulâncias, enfim, toda a parte estrutural e logística numa parceria com a Igreja Luterana.

Entidade Jurídica

Conforme informou Vera Lúcia Dttmann Jarske, coordenadora voluntária, em dezembro de 2018, através de uma solenidade no Auditório da Secretaria Estadual de Saúde, com as presenças de autoridades estaduais, dos municípios parceiros, Albergue Martim Lutero e equipe médica e adminstrativa do PAD, o programa foi oficialmente regulamentado, tornado-se entidade jurídica, o que permite ao mesmo firmar mais parcerias.