Escolas Multisseriadas trocam datas comemorativas por dia da família na escola

É papel da escola preocupar-se com a formação integral de seus alunos, de maneira crítica e reflexiva para a sociedade atual e para um mundo globalizado, por isso, deve refletir constantemente sobre suas práticas e atualizá-las.

E partindo desse conceito, as Escolas Multisseriadas, após reflexões e discussões internas, resolveram não realizar eventos em tradicionais datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais, por não considerarem a diversidade das famílias existentes e não corresponde à realidade de todas as crianças, pois, há família que não tem mãe presente, família que não tem pai, ou seja, famílias dos mais variados tipos.

Para a equipe da Secretaria da Educação, essas escolas têm a compreensão das mudanças da sociedade e estão conectadas aos acontecimentos do mundo e proporcionam sempre uma revisão de sua prática.

Refletir sobre as tradições não significa abandoná-las, mas propor um novo olhar, valorizando os aspectos históricos, culturais ou afetivos de maneira atual, zelando pelo bem estar de todas as crianças, respeitando os aspectos sócioemocionais de cada uma. A partir dessa ideia, essas datas foram substituídas pelo Dia da Família na Escola, comemorado entre os dias 13 a 20 de setembro, com atividades lúdicas, brincadeiras e confraternização com toda comunidade escolar (escola, família e comunidade), dando oportunidade preciosa de aproximação, interação e fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade.

Data de Publicação: terça-feira, 08 de outubro de 2019