Em eleição concorrida, município elege seus novos Conselheiros Tutelares

Vila Pavão escolheu neste domingo (06), os novos representantes do Conselho Tutelar do município. Um total de 35 candidatos disputaram as cinco vagas numa eleição muito acirrada, especialmente nas duas últimas vagas. O quinto colocado garantiu a vaga com somente um voto de vantagem.

Os novos conselheiros eleitos são: Pedro Lima (161 votos); Ozimara Vieira Andrade (154 votos), Girlian Kloss (108 votos), Luciene Braun Butzke (96 votos) e Marquilane Firmino (96 votos). Todos os outros candidatos são considerados suplentes.

Este ano, um grande número de eleitores participou da votação. Pela primeira no município a eleição foi realizada em urnas eletrônicas.

Foram 1.802 votantes. Até o encerramento da eleição, às 5h, na urna da escola Esther da Costa da Santos, um grande número de eleitores permaneciam na fila de votação, o que obrigou a Justiça Eleitoral a distribuir 75 senhas.

No último pleito, realizado no dia 04 de outubro de 2.015, quando concorreram 26 candidatos, votaram 1.219 eleitores.

De acordo com  a presidente da Comissão Organizadora Eleitoral, Ildete Mello de Oliveira, a eleição do Conselho Tutelar este ano, supreendeu em número de candidatos e de votantes. “Fomos surpreendidos positivamento, pois, esperavámos um número menor de eleitores. A sociedade pavoense compareceu em peso para votar. No interior também, o comparecimento foi muito bom e isso é um indicativo que para próxima eleição teremos que aumentar o número de urnas. Chegamos a ter um pequeno incidente na sessão da escola Esther da  Costa Santos, devido ao grande número de votantes”, disse.

Para Ildete a eleição em Vila Pavão foi um das mais concorridada da região. Ela observou ainda que um número expressivo de pessoas idosas saíram de suas casas para votar. Segundo ela, a expressiva votação pode ser explicada pelo grande número de candidatos; ampla divugação dos veículos de comunicação e a campanha feita pelos concorrentes.

A Justiça Eleitoral disponibilizou urnas eletronicas na escola Esther da Costa Santos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Escola de Praça Rica, Escola de Todos os Santos e Igreja Católica da comunidade de São Francisco de Assis.

Os novos conselheiros cumprirão mandato de quatro anos, entre os dias 10 de janeiro de 2020 e 09 de janeiro de 2024.

Confira o edital com o resultado oficial da eleição:

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857.

Data de Publicação: terça-feira, 08 de outubro de 2019