Escolas do município promovem a Pomitafro na sala de aula

As atividades desenvolvidas pelos alunos e professores, depois, são expostas ao público durante a Pomitafro, como forma de divulgar os trabalhos das escolas.

23 de agosto de 2019 às 00h00.

Para celebrar a miscigenação no município de Vila Pavão, surgiu a Pomitafro, grande evento de integração étnico-cultural, reconhecido internacionalmente. Seu nome surgiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e AFRicanos, principais colonizadores do município.

A Pomitafro é um movimento cultural criado em Vila Pavão em 1989, e que tem como um dos principais objetivos resgatar na sociedade pavoense os valores e as manifestações culturais dos povos colonizadores da região.

Uma das programações desse evento é a “Pomitafro na Sala de Aula”, que é empregada nas escolas do município, tendo em vista o resgate histórico político, econômico e cultural das etnias pomerana, italiana e africana.

A Educadora Clécia Buge lembra que as atividades são desenvolvidas pelos alunos e professores, e depois, são expostas ao público durante a Pomitafro, como forma de divulgar os trabalhos das escolas.

Entre os objetivos da Pomitafro na sala de aula, podemos destacar: Desenvolver atitudes democráticas e de respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-cultural brasileira; Proporcionar momentos de reflexão e debate sobre a questão racial brasileira, possibilitando a formação de conceitos e conclusões; Proporcionar de forma lúdica, uma oportunidade de maior conhecimento sobre a cultura negra; Promover reflexão e debate sobre estereótipos e preconceitos cristalizados no modo de pensar das pessoas, sobre os povos negros, italianos e pomeranos e sua cultura; Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, evitando-se qualquer posição discriminatória baseada em diferenças culturais, de classe, crença, sexo, etnia ou outras características individuais ou sociais.

As atividades começaram a ser trabalhadas nas escolas no início desse mês de agosto. Na EMEF Professora Esther da Costa Santos, a culminância do Projeto POMITAFRO em sala de aula será semana que vem.

Conforme a professora Kelly Ramlow, a escola está em clima de Pomitafro. “Funcionários e alunos estão empenhados em ornamentar a escola com murais, bandeirinhas das etnias e muita cor e alegria. Na semana que antecede a festa teremos uma programação diferenciada, serão os recreios culturais, com a participação de alguns integrantes da banda Up Pomerisch, Grupo Italiano Infantil Picolo Pavone, desfile cultural, entre outras atividades que serão desenvolvidas e que objetivam valorizar e perpetuar a riquíssima cultura de nossos povos”, contou.