Alunos da Rede Pública são avaliação em fluência, através de aplicativo

O teste tem como objetivo a melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

21 de agosto de 2019 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Educação Vila Pavão em parceria com a Secretaria de Estado da educação (SEDU) aplicou entre os dias 12 a 16 de agosto a Avaliação em Fluência para alunos do 2º ano de toda a rede Municipal através de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O teste tem como objetivo apoiar o estado na implementação de um programa efetivo de regime de colaboração com seus municípios, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

O teste contou com um conjunto de palavras e de palavras inventadas (pseudopalavras), além de um texto narrativo e perguntas de compreensão sobre o texto. O material colhido na gravação através de um celular fica registrado no sistema informatizado do CAEd e será analisado por uma equipe especializada. Os resultados serão divulgados para as redes, escolas, turmas e para cada estudante.