Empossada a nova diretoria da CIPA

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Nova diretoria foi empossada na tarde desta segunda-feira (19)

A Prefeitura Municipal deu posse na tarde desta segunda-feira (19), aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. O ato de posse aconteceu na sala de Audiências do setor de licitações.

O servidor Higor Marcos Pena da Cruz foi designado Presidente da CIPA, representando o empregador (Prefeitura Municipal) e o servidor Oeverton Buge Hoffmann, eleito pelos funcionários, vice-presidente.

Segundo Roberto Selia, presidente da sessão que empossou a nova diretoria, o representante do empregador e dos empregados, atuarão em comum acordo. Foi escolhido também o servidor Marcelo Tomaz, para secretária da CIPA.

A eleição dos representantes dos servidores municipais que comporão a CIPA para o exercício 2019/2020 foi realizada no último dia 08 de julho. Com mandato de um ano de duração, será permitida uma reeleição.

Capacitação em Colatina

A Prefeitura Municipal desenvolveu junto a empresa Atlas Segurança do Trabalho nos últimos dias 15 e 16 de agosto, em Colatina, a capacitação da nova diretoria da CIPA, visando prestar um serviço de qualidade aos servidores e munícipes.

Objetivo

Conforme, o presidente designado, Higor Marcos Pena da Cruz, a nova diretoria tem como meta desenvolver ações que corroborem com os trabalhadores e trabalhadoras no desenvolvimento de um local de trabalho seguro e que possibilite um meio laboral adequado a seus contribuintes, por meio da parceria Prefeitura e CIPA.

A CIPA ficou composta da seguinte forma:

Presidente – Higor Marcos Pena da Cruz

Vice-presidente – Oeverton Buge Hoffmann

Secretário – Marcelo Tomaz

Suplentes

Hugo José Pena da Cruz

Edneia Lima Cruz

Martim Gabret.

Atribuições da CIPA

- Identificar os riscos do processo de trabalho;

- Trabalhar em cima de ação preventiva e soluções de problemas na falta de segurança;

- Participar da implementação do controle de medidas de prevenção;

- Avaliar as prioridades;

- Realizar periodicamente inspeções do ambiente de trabalho para identificar situações de risco no ambiente de trabalho;

- Realizar a cada reunião o cumprimento de tarefas e metas fixadas na reunião anterior;

- Divulgar aos trabalhadores as atividades desenvolvidas na empresa;

- Requerer ao empregador ou SESMT, paralização de máquina ou setor quando houver risco grave e eminente

- Promover anualmente a SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Data de Publicação: segunda-feira, 19 de agosto de 2019