PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES - Link para página inicial

Em Audiência Pública, município discute saneamento básico e abastecimento de água

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O debate aconteceu no plenário da Câmara Municipal

 

Em Audiência Pública, representantes da Prefeitura Municipal e da Cesan debateram a atual situação e os desafios do saneamento básico e do abastecimento público de água tratada do município.

A consulta pública para análise da minuta de contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a ser firmado entre o município e a Cesan, foi realizada na última quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal, (10). Mediado pelo secretário municipal de Meio Ambiente Braz Marré e pela chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa, o evento contou com a presença de autoridades municipais, lideranças comunitárias e representantes dos setores organizados da sociedade local.

A audiência começou com a apresentação pelos representantes da Cesan do documento que regerá todos os serviços de água e esgoto pelos próximos 30 anos, Rodolfo Gomes Có (diretor operacional) e Romeu Souza Nascimento Júnior (assessor júrico). Em seguida o representante da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo ARSP-ES, Verival Pereira prestou esclarecimento sobre o papel da agência, e por último foi aberto um debate e colhidas sugestões apresentadas no momento e anteriormente, através da ouvidoria do portal eletrônico do município.

“Eu considero esse, mais um momento importante na história do município. É mais um dos muito que virão em função do nosso tão sonhado desenvolvimento municipal com foco no Plano Municipal de Saneamento Básico. Esse é um momento Impar e devemos ficar muito atentos a todas as questões que forem abordadas aqui”, chamou a atenção, o secretário municipal de Meio Ambiente, Braz Marré.

A vereadora Vera Lúcia Elias, representado o Legislativo Municipal reafirmou a importancia do debate e das opiniões e sugestões levantadas nele. “Nós que estamos aqui, representamos a sociedade lá fora”, observou

Vila Pavão com seus quase trinta anos de emancipação política não possui ainda sistema de esgoto tratado. Há muitas reclamações também por parte da população no que tange o abastecimento público de água tratada, sob a responsabilidade da Cesan. Recentemente, foi iniciada no município, a construção de uma grande barragem nas bacias dos Córregos Socorro e São Sebastião que deverá resolver o problema de abasteciemnto da sede, mas o problema persiste nos distritos e localidades do interior que sofrem com a escassez e qualidade da água. “Hoje é um dia que devemos aproveitar para tirar nossas dúvidas a respeito do papel da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo e de tudo que envolve esse contrato que estamos perto de assinar. Vila Pavão é um dos municípios com zero ações em saneamento básico. Tentativas foram feitas no passado, mas, não vingaram. Então, esse plano de saneamento básico que estamos discutindo, nesse momento, é um bom ponto de partida”, salientou o prefeito Irineu Wutke.

Devido à complexidade do documento, os agentes municipais solicitaram mais prazo aos representantes da Cesan para que a minuta do contrato seja melhor analisada pelas assessorias jurídicas da Prefeitura e Câmara Municipal.

Data de Publicação: sábado, 17 de agosto de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29843-000

Horário de Expediente:
Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00 | Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00
Telefone(s):
(27) 3753-1001 / 1196 / 1195 / 1022

E-mail:
ouvidoria@vilapavao.es.gov.br