Prefeitura reconstrói ponte sobre o Rio XV de Novembro na divisa com Ecoporanga

24 de julho de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Reconstrução da  ponte sobre o Rio XV de Novembro na divisa com Ecoporanga, com 17 metros de extensão

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio das secretarias de Obra e Agricultura, até o fim desta semana deve restabelecer por completo o tráfego na ponte sobre o Rio XV de Novembro, divisa com o município de Ecoporanga.

A reconstrução da ponte intermunicipal era uma das principais demandas dos moradores da região. Os trabalhos iniciaram na última terça-feira (23).

O obra está sendo executada com a colaboração da comunidade de Rio XV de Novembro, empresas extratoras de granito da região e apoio da Prefeitura de Ecoporanga.

Construída originalmente em estrutura de madeira, encontrava-se em estado precário devido à ação do tempo e às últimas grandes enchentes que quase a destruíram totalmente.

Para não ficarem isolados, os moradores da comunidade improvisaram uma passagem sobre ponte, enquanto isso, motoristas de caminhões, automóveis e motociclistas foram obrigados a buscar outra alternativa para entrar ou sair de Vila Pavão via Ecoporanga.

Além do vai e vem de pessoas da região, a liberação da ponte possibilitará o escoamento da produção cafeeira e de rochas ornamentais.

A madeira utilizada na reforma da ponte foi doada pelo produtor Lorival Brant. Com 17 metros de extensão, receberá cabeceiras com blocos de granito e pranchas de madeiras.

Mais obras

A prefeitura Municipal está realizando com recursos próprios, várias obras simultaneamente, destacando a construção de passarelas nas pontes sobre Córrego Belo Aurora e portal limitador de altura no centro da cidade; implantação de 11 lombadas e 02 faixas elevadas nos trechos de maior movimento no centro da cidade com o objetivo de levar mais segurança aos pedestres e condutores de veículos, Lembrando que as obras de construção das lombadas e faixas já foram concluídas, faltando apenas a sinalização nos locais, etapa essa de responsabilidade exclusiva do DETRAN/ES e reforma dos vestiários do Estádio Municipal Orlando Ferrari.

Outra importante obra que deverá ser iniciada em breve é a construção da praça multiuso na cidade. A área onde será construída a praça mede 900 metros quadrados. Para ocupa-la, a municipalidade estruturou um projeto de 827,21 m2 de construção com o intuito de atender a carência de espaço para eventos culturais, educacionais, de lazer, entretenimento, feiras, entre outros.

Em parceria com o Governo Estadual está em andamento as obras de pavimentação com construção de galeria para drenagem pluvial em ruas do distrito de Praça Rica e ruas de acesso à escola Ana Portela de Sá e ao Campo Bom de Bola e Leopoldo Ramlow no trecho que vai do Posto de Saúde ao desvio em direção ao CEIER. Além disso, foi iniciada na semana passada a construção da tão sonhada barragem no Córrego Socorro para armazenar água e garantir à segurança hídrica e a regularidade do abastecimento público, beneficiando comunidade e produtores pavoenses. Outra conquista, fruto da parceria é a ampliação da Creche Municipal CMEI Girassol, cuja ordem de serviço foi dada na manhã de ontem (terça-feira, 23), em solenidade no município com as presenças da vice-governadora Jaqueline Morais e do subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli.