Agricultores da região recebem títulos definitivos de terra

Em Vila Pavão, 08 produtores rurais foram beneficiados com títulos de posse definitiva de imóveis

17 de julho de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A produtora rural Isaura Krauser Reinholz recebeu das mãos do presidente do IDAF Mario Louzada o título de posse definitivo de seu imóvel

Em encontro regionalizado, realizado em Vila Pavão, na tarde da última segunda-feira (15), a secretaria de Estado da Agricultura, através do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), concedeu títulos de legitimação de terra devoluta a 55 produtores rurais dos municípios de Boa Esperança, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Vila Valério, São Mateus e Vila Pavão.

Em Vila Pavão foram beneficiados com títulos de posse definitiva de imóveis, oito produtores: Maria Pereira dos Santos Fagundes, Denilto Kruger, Darci de Oliveira Alves, Isaura Krauser Reinholz, Edilaine Pratissoli Evangelista, Francisco Betzel, Isael Francisco Pionte Koski e Matuzalem Hoffamnn.

A regularidade fundiária permite aos produtores rurais acesso a diversos benefícios como financiamentos rurais, aposentaria rural, entre outros.

A solenidade de entrega dos títulos foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Irineu Wutke; secretário de estado da Agricultura Paulo Foletto; presidente do Idaf, Mario Louzada; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Wasley Darós Cesconetto; vice-prefeito José Wilson Vieira; presidente da Câmara, Marcos Laurenço Kloss; vereadores João Trancoso, Vera Lúcia Elias, Gecimar Rodrigues e Francsico de Assis; secretários municipais, servidores, entre outros

Terras devolutas

São terras devolutas as transferidas ao domínio do Estado, por força do artigo 64 da Constituição Federal de 24/02/1891, e que não foram transferidas por título legítimo de origem pública ao domínio privado.

No caso do Estado do Espírito Santo, quase todas as terras devolutas estão ocupadas por terceiros. O fato de não haver registro da terra não caracteriza que sejam devolutas, devendo o poder público comprovar a existência e domínio das mesmas.

Compete ao Governo do Estado, por meio do Idaf, adotar as medidas administrativas ou judiciais, visando promover a legitimação das terras devolutas aos detentores da posse.

Para mais informações, clique aqui