Município fecha Semana do Meio Ambiente com dia D de concientização sobre Coleta Seletiva

06 de junho de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A secretaria de Meio Ambiente e seus parceiros, realizaram na manhã desta quinta-feira (6), na sede  do município, a culminância da Semana do Meio Ambiente. Este ano, as atividades estiveram voltadas, principalmente para o aprimoramento da coleta seletiva.

A coleta seletiva já é realizada no município, porém de forma tímida, por meio dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados pela cidade onde a população pode depositar o lixo seco que depois é recolhido pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis que dá o destino correto a ele.

Além da concientização, as ações da Semana do Meio Ambiente visam aperfeiçoar a coleta seletiva, informando aos moradores os dias e horários do recolhimento do material descartado que pode ser reaproveitado na reciclagem como metais, papeis, plasticos e vidros, com a finalidadede de aumentar a reciclagem, e assim por consequência, diminuir os custos com o transporte de resíduos, encaminhados a aterro licenciado fora do município.

Atualmente a coleta seletiva é fonte renda para sete famílias, ligadas à associação de catadores que se ocupam do trabalho de coleta, separação e prensagem dos materias. “Se aumentarmos a quantidade de materiais reciclados por meio da coleta seletiva, automaticamente reduziremos custos de pagamento com o transporte de materiais, sem contar que aumentaremos o tempo de vida útil dos mesmos, sobrando mais recursos para serem investidos em saúde publica”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente Braz Marré.

Durante esta semana foram realizadas ações de conscientização porta a porta com panfletagem e esclarecimento sobre coleta seletiva nas casas dos moradores dos distritos de Praça Rica (terça-feira, 04) e Todos os Santos (quinta-feira, 5). Estiveram envolvidos nas ações nos distritos, a equipe da secretaria de Meio Ambiente, professores e alunos dos Cmeas Artur Pagung, Agostinho Batista Veloso e Luiza Souza Barros; associação de catadores; garis e Agentes Comunitários de Saúde.

Dia D de Conscientização

A programação do Dia D de Conscientização, realizado na sede nesta quinta-feira (6), começou por volta das 7h30 com concentração no auditório dos Trabalhadores Rurais, onde ocorreu um ato com a presença de autoridades municipais e esclarecimentos por parte da equipe da secretaria de Meio Ambiente sobre como desenvolver o trabalho de abordagem nas casas e comércios da cidade.

A campanha na sede contou com o apoio dos professores e alunos da Emef Professora Esther da Costa Santos, EEEFM Professora Ana Portela de Sá, Ceier; Associação de Catadores; garis; Agentes Comunitários e Caritas Paroquial.

Por entenderam que a reciclagem é um um dos caminhos para se combater o mosquito aedes Aegypti, causador da dengue e também da zika e chikungunya, uma vez que, retira do ambiente materiais acumulativos de água parada, onde o mosquito prolifera, oportunamente, os organizadores incluíram na campanha, material informativo com esclarecimentos e as formas eficazes de combate ao mosquito.

Palestras nas escolas

Preconizando a Semana do Meio Ambiente, os profissionais da secretaria de Meio Ambiente promoveram no mês de maio uma rodada de palestras sobre coleta seletiva nas escolas do município.

A iniciativa tem por objetivo chamar a atenção dos alunos para a importância da separação do lixo na realização da coleta seletiva, e com isso, possibilitar num futuro próximo, um reaproveitamento maior de materiais que iriam para o aterro sanitário.