Pacto Pela Aprendizagem reforça educação nas salas de aula do município

O PAES é estruturado em três eixos de trabalho: Apoio a Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e Planejamento e Suporte

05 de junho de 2019 às 00h00.

O  Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino.

Na prática, o PAES é estruturado em três eixos de trabalho: Apoio a Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e Planejamento e Suporte.

Apoio à gestão: compreende ações relacionadas ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao fortalecimento da gestão em seus mais diversos níveis, ou seja, desde as secretarias municipais até a gestão do tempo e dos espaços pedagógicos em sala de aula. Abrange a construção, a compreensão, a disseminação e o monitoramento de indicadores e metas de qualidade da educação;

Fortalecimento da Aprendizagem: trata-se de desenvolvimento de estratégias relacionadas diretamente ao fazer pedagógico nas unidades escolares. Define-se por estabelecer rotinas claras de formação, monitoramento, avaliação, além do apoio à disseminação de práticas pedagógicas exitosas;

Planejamento e Suporte: abrange ações relacionadas a estudos referentes à reorganização da oferta educacional nos municípios de maneira a garantir a otimização da alocação de recursos didáticos, humanos, financeiros e materiais. Compreende ainda análises referentes a demanda por vagas e necessidade de aparelhamento da rede de educação infantil, entre outros.

No ano de 2018 apenas os alunos do 1º ano foram contemplados pelo Pacto, hoje em Vila Pavão cerca de 350 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e 50 profissionais sendo professores, Pedagogos, Gestores escolares e Equipe técnica Pedagógica da SEMED estão envolvidos diretamente com o PAES. Cada aluno recebeu: um Kit contendo três cadernos de atividades (1º, 2º e 3º trimestre), cinco livros de histórias Coleção Prosa e Poesia e um livro de jogos e cartelas didáticas. Os professores receberam: um caderno de proposta didático para alfabetizar letrando, vinte modelos de cartazes e onze títulos da Coleção Prosa e Poesia.

Para a Secretária Municipal de Educação, Arlete Ramlow de Souza, ter assinado esse termo de adesão no final de 2017 juntamente com o prefeito Irineu Wutke foi uma forma de reforçar o futuro da educação.

Está sendo uma excelente oportunidade de desenvolvermos ainda mais a educação e melhorar o aprendizado dos nossos estudantes. Educação é prioridade e a parceria entre governo e prefeitura é fundamental para a evolução do ensino. Precisamos trabalhar com o objetivo de alcançar melhores indicadores para nosso município tendo como foco principal o aluno, e isso, fica mais fácil com um trabalho feito em conjunto”. Destaca ainda que é preciso trabalhar o “encantamento” da educação. “Nós educadores temos a função de encantar nossos alunos, para que eles sintam a real vontade de aprender. Acredito que esse pacto veio para assumirmos o grande desafio de continuarmos fomentando uma educação de qualidade para todos”, concluiu a Secretária.