Vila Pavão nas T.R.I.L.H.A.S do PAES

A educação, assim como outras áreas do conhecimento, vive um momento em que se impõem para seus profissionais novos desafios e maior responsabilidade sobre suas ações.

Sabemos que o Brasil é um país que ainda tem muito a avançar no que diz respeito ao acesso e à qualidade da educação. Hoje há inúmeros dados e pesquisas que revelam nossa real situação e assim contribuem para o trabalho dos educadores e dos gestores das redes de ensino, indicando o que tem dado certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

No campo da formação de leitores, os dados nacionais indicam que ainda não temos uma sociedade de leitores capazes de usar a leitura como fonte de conhecimento, de ampliação do universo cultural e de prazer pessoal.

Foi considerando o conhecimento acumulado pelas pesquisas, o panorama do nosso país, a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais igualitária e analisando as informações disponíveis sobre sistemas educacionais que a Natura, por meio do Programa Crer para Ver, Governo do Estado do Espírito Santo por meio do Pacto Pela Aprendizagem no Espirito Santo e Secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão decidiram desenvolver uma iniciativa que possa contribuir para fazer a diferença na aprendizagem de crianças dessa faixa etária.

Para isso, foi escolhido um caminho: colaborar com o trabalho cotidiano do professor em sala de aula.

Foi com essa intenção que nasceu o Projeto Trilhas/PAES, trazendo um conjunto de diferentes materiais que pretende criar oportunidades para que crianças da Educação Infantil, anos iniciais e Finais do Ensino Fundamental tenham maior acesso à literatura e, consequentemente, à cultura escrita.

Cerca de 150 educadores de Vila Pavão estão fazendo a formação, garantindo o direito de cada aluno no que tange ao acesso de novos conhecimentos desvelando assim, as potencialidades de cada um.

Data de Publicação: domingo, 19 de maio de 2019