Município intensifica combate ao Aedes Aegypti

Conforme boletim de notificação da dengue, esse ano Vila Pavão teve 52 casos suspeitos. Desses, 29 foram descartados, 07 foram confirmados e 16 estão sendo investigados

03 de junho de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP,

e-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov. br - tel: (27) 99962-1857

Em razão da ameaça de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como zika e chikungunya, a Sala de Situação Municipal, instituída pela Secretaria de Saúde, promoveu na semana passada uma reunião com diversas lideranças dos setores, público e privado para discutir medidas efetivas de combate ao mosquito.

O encontro contou com a participação do enfermeiro da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, Leonardo Costa Barbosa. Durante sua explanação,  o enfermeiro explicou que a possibilidade de ocorrer surto de dengue dentro do território é fácil, porque as pessoas circulam por outros lugares, onde são picadas por mosquitos contaminados, e assim, trazem a doença para as suas regiões, ao serem picados por outros mosquitos que a transmitindo para outras pessoas. “Então, o que a gente precisa fazer para controlar as arboviroses é combater o vetor, porém, isso é difícil, porque não depende unicamente do agente de endemia com o trabalho de casa em casa. É mais complicado. Depende de uma mudança de hábito e cultura por parte da população”, afirmou.

Segundo a Chefe de Vigilância Ambiental em Saúde, Letícia Pianna, devido a proximidade com Barra de São Francisco, onde existe surto da doença o município está estado de alerta.  “Nós estamos cuidando para manter a situação sob controle. O setor de vigilância epidemiológica intensificou o trabalho de combate ao mosquito, com visitas e vistoria nas casas,  mas, se a população não colaborar, tomando as precauções para a não proliferação do mosquito, a situação poderá se complicar, disse.