Projeto “Meu Lugar no Mundo” é implantado com sucesso no município

As atividades voltadas aos alunos (6º ao 9º) da rede municipal e estadual tiveram início no dia 07 de maio e seguirão durante todo o ano letivo

01 de junho de 2019 às 00h00.

O projeto “Meu Lugar no Mundo”que tem como iniciativa o protagonismo infanto-juvenil é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão, pensada para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º).

As atividades tiveram início em 07 de maio e seguirão durante todo o ano letivo. Todos os alunos (6º ao 9º) da rede municipal e estadual tiveram a oportunidade de participar da primeira etapa do projeto que iniciou com a Escuta Ativa dos participantes através de dinâmicas e oficinas voltadas para a matriz de saberes das competências Socioemocionais do Currículo do Estado.

Mais de 50% dos alunos retornaram para a segunda etapa do projeto, pois decidiram Protagonizar em Equipe situações de melhoria da realidade em que vivem. Trouxeram à memória situações (física, social e/ou emocional) que querem modificar (na escola, na família e/ou na comunidade) e elaboraram planos de ação com soluções criativas para intervir de forma transformadora.

Nas próximas semanas os alunos convidarão professores para integrar às equipes e buscarão parcerias para as ações que serão colocadas em prática durante todo o ano letivo.

As idealizadoras do projeto Clécia Buge e Kédima Boone Rodrigues acreditam que “Quando criamos um ambiente favorável a Escuta Ativa, damos voz e vez aos alunos e oportunizamos seu potencial criativo. ”A adesão dos alunos na segunda etapa do projeto superou as expectativas. “É incrível como as ideias dos alunos podem apontar uma infinidade de caminhos transformadores. Com suporte e apoio eles tomam a frente dos processos e vivenciam possibilidades de escolha e de responsabilidades nas situações que se propõem atuar. Só precisamos parar para ouvi-los, acreditar que são capazes e orientá-los a usarem as ferramentas adequadas”, concluem.